29 de agosto de 2014

Myth and Reality Behind the Avatar: Brain-machine Interfaces

Na mais recente edição do Colloquium diei, que decorreu no dia 29 de agosto, pelas 10h30, Edward2-300no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC-USP), o Prof. Dr. Edward Joseph Tehovnik, do Instituto do Cérebro, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ministrou a palestra Myth and Reality Behind the Avatar: Brain-machine Interfaces.

As interfaces entre máquina e cérebro têm sido importantes na reabilitação de funções motoras em pessoas com paralisia. Neste colóquio, Edward avaliou a capacidade atual das interfaces máquina e cérebro para mover objetos, abordando os tópicos sobre bits de informação gerados pela interface, limitações incluindo neurônios na geração de sinais, supressão de movimentos corporais durante seu uso, bem como o papel da visão nesse processo.

Edward Tehovnik possui graduação e mestrado em psicologia pela University of Western, Ontário, Canadá, e doutorado na mesma área pela University of Toronto, Canadá. Ele, que já foi pesquisador no Massachusetts Institute of Technology – MIT, EUA, entre 1988 e 2010, também tem experiência na área de fisiologia.