7 de março de 2014

Museu da USP comemora aniversário da Universidade com nova plataforma on-line

Comemorando os 80 anos da Universidade de São Paulo – USP, uma efeméride ocorrida no dia 25 de janeiro, o Museu da USP, órgão sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, lançou o site Memória USP que integra uma espécie de linha do tempoUSO80-250 online.

O site tem o objetivo de reunir os fatos históricos, bem como os locais e personalidades importantes na história da Universidade, apresentando acervos fotográficos e documentais que se referem à história e à memória institucional de cada departamento da USP.

A ideia, que nasceu há dois anos, visa igualmente fazer com que as unidades se apropriem da plataforma e auxiliem na construção da memória da Universidade.

A equipe do Museu, constituída por docentes, bolsistas e funcionários, é responsável pela atualização dos dados do site, contando também com o auxílio de todas as unidades da Universidade, que enviam periodicamente as informações recolhidas nos portais de cada uma das instituições.

Criada oficialmente em 1934, a Universidade de São Paulo foi inicialmente constituída pelos cursos de Direito, Medicina, Farmácia, Odontologia, Filosofia, Ciências, Letras e pelas Escolas Politécnica e Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, faculdades estas que já existiam na época.

A Universidade, que no início tinha como lema Scientia Vinces (Vencerás pela Ciência, em português), destaca-se entre as universidades da América Latina, sendo a única instituição brasileira que integra o ranking das 250 melhores universidades da atualidade, lista feita pelo site britânico Times Higher Education.

Para mais informações, acesse o portal MEMÓRIA USP

Assessoria de Comunicação.