11 de setembro de 2013

Modelos in vitro tridimensionais (3D)

Decorreu no dia 11 de setembro mais um seminário organizado pelo Grupo de Óptica do IFSC, sob a responsabilidade da pesquisadora do Laboratório de Apoio Tecnológico (LAT), do Instituto de Física de São Carlos, Dra. Priscila Menezes.

Tendo em atenção que, cada vez mais, se busca o aperfeiçoamento de modelos de tecidos tridimensionais (3D) in vitro, capazes de mimetizar as condições fisiológicas relacionadas às funções IMG_1922mecânicas, físicas e bioquímicas dos seres vivos, estudando, portanto, o funcionamento do organismo, os modelos de tecidos reconstituídos in vitro possibilitam uma maior compreensão das vias de sinalizações bioquímicas entre as células quando comparados aos modelos em monocamadas cultivadas individualmente, ou então em sistemas de co-cultivo. Neste seminário, a palestrante apresentou um resumo de todos os modelos tridimensionais aplicados a diferentes tipos de tecidos, tendo dado destaque aos modelos reconstituídos de pele 3D. Além disso, Priscila Menezes apresentou as técnicas de validação dos modelos, bem como a possibilidade de reconstituição de tecidos diversos, de diferentes patologias, assim como em diferentes fases do envelhecimento celular.

A palestrante apresentou, igualmente, uma visão científica e mercadológica sobre a crescente importância dos modelos in vitro, em substituição aos modelos em animais.