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5 de março de 2012

Ministros elogiam publicação coordenada por docente do IFSC

Lançamento de livro coordenado pelo pesquisador do IFSC Roberto Faria conta com a presença do Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp

O desenvolvimento da educação e da ciência é o maior desafio histórico do Brasil. Foi o que afirmou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, na cerimônia de lançamento do livro Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Competitivo, na tarde do dia 1º de março. “Estamos caminhando para ser a 5ª economia do mundo, mas não seremos um país desenvolvido enquanto não resolvermos os problemas da educação e da ciência no país. A começar pela educação básica”, disse ele. O evento foi realizado no edifício-sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília.

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O livro tem o objetivo de contribuir com o avanço tecnológico e inovador do Brasil por meio de recomendações e propostas concretas. Segundo o ministro, o tema é de tal importância para o atual contexto brasileiro que foi incluído no plano plurianual como um dos objetivos estratégicos do país. “Queremos que a ciência, a tecnologia e a inovação sejam um dos eixos estruturantes do desenvolvimento do país”, afirmou.

Mercadante destacou, ainda, a importância de que cada vez mais debates surjam sobre o tema. “Fico feliz de ver a comunidade científica não apenas fazendo diagnósticos, mas se arriscando a apresentar propostas que impulsionem o Estado Brasileiro”, elogiou.

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Nesse sentido, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, enfatizou o mérito da publicação em colocar o debate sobre CT&I na problemática do desenvolvimento do país. “A importância da CT&I para a sociedade é uma questão que nós da comunidade científica temos que responder à altura. Este livro faz parte desse movimento maior de levar à população a importância da produção científica para o desenvolvimento do país”, explicou.

De São Carlos

O coordenador do Grupo de Trabalho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Roberto Mendonça Faria, também docente do IFSC-USP e principal responsável pela publicação, destacou os números positivos de titulação e de produção científica do Brasil nos últimos anos. Em 2010, o Brasil titulou 50.904 estudantes mestres e doutores e ocupa atualmente a 13ª posição no ranking da produção científica internacional.

Ainda assim Faria frisou que ainda há um caminho grande a percorrer. “Precisamos formar ainda mais engenheiros, já que a inovação se dá muito no âmbito das engenharias. É importante também alinhar sempre o aumento quantitativo da produtividade com o crescimento qualitativo”, ponderou.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Capes

Assessoria de Comunicação

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Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
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