27 de maio de 2013

Ministro anuncia continuidade dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, anunciou no dia 24 de maio, em São Paulo, no decurso do Fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), a continuação do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT’s) e o lançamento de um novo edital ainda este ano, embora não haja data nem valores definidos para esse novo edital.

Segundo o titular da pasta, os resultados da atuação dos INCT’s serão apresentados durante um seminário que se realizará em Brasília, no próximo mês de julho, mas existe a certeza de que o programa irá continuar.

Sobre a renovação do financiamento aos atuais institutos, Raupp afirmou que a decisão levará em conta não apenas o desempenho das unidades, mas também as novas tendências da ciência, já que, segundo palavras do ministro, o nível de competição é cada vez será maior.

O Programa INCT foi lançado em dezembro de 2008 pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com recursos obtidos em parceria com as fundações de amparo à pesquisa estaduais.

A duração dos termos de outorga dos INCT’s é de cinco anos – encerrando, portanto, em 2013.