Notícias

24 de novembro de 2015

Minicurso sobre tecnologia quântica reuniu dezenas de participantes

Encerrou-se no dia 20 de novembro, na Sala da Congregação do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), o minicurso Novel Quantum Technologies, um evento que teve seu início no dia 16 e que foi apresentado pelo Prof. Dr. Michael Flatté (University of Iowa – EUA) para cerca de trinta participantes, dentre estudantes de graduação, pós-graduação e docentes.

PUBLICO_WKM2015_1_250Neste minicurso, o Prof. Flatté falou sobre algumas das principais atualizações feitas na área de spintrônica, tendo abordado as tecnologias que estão revolucionando o campo de armazenamento e recuperação de informação. Ao longo dos cinco dias do curso, o docente também destacou a coerência quântica, as novas tecnologias quânticas, os spintrônicos metálicos e orgânicos, semicondutores spintrônicos em materiais magnéticos e não magnéticos, a coerência quântica em sistemas spintrônicos, bem como a forma de detectar um estado supercondutor.

Atualmente, além de ministrar aulas de Física e Astronomia, o Prof. Michael Flatté dirige o Optical Science Technology Center, da University of Iowa. Em entrevista à Assessoria de Comunicação do IFSC/USP, o pesquisador salientou a forma como o Brasil tem contribuído fortemente para a área de spintrônica, com pesquisas de qualidade desenvolvidas por docentes e pesquisadores que têm potencial e mente criativa, tendo enaltecido o Prof. Dr. José Carlos Egues de Menezes, que atua no Grupo de Física Teórica do Instituto de Física de São Carlos.

O prof. Michael, que esteve no MICHAEL_FLATT_WMF_1_350Brasil pela quarta vez, confessou ter ficado satisfeito com os resultados do minicurso, principalmente em razão do interesse do público. Os participantes foram muito ativos e contribuíram com diversas perguntas que geraram várias ideias e discussões durante o minicurso. Acredito que estes fatores tornaram o evento produtivo, tanto para os participantes, como para mim, afirmou, tendo dito também que os temas abordados em seu minicurso – realizado no âmbito do Brazil-U.S. Exchange Program* – são importantes, porque têm grande potencial para revolucionar as áreas da comunicação e da computação.

EGUES_WMF_300Para o Prof. José Carlos Egues, que recebeu e acompanhou o Prof. Flatté no IFSC/USP ao longo da última semana, o evento foi uma oportunidade muito interessante para que estudantes, pesquisadores e docentes de diferentes áreas se atualizassem sobre os tópicos destacados no minicurso. Através deste evento, tentamos expor os nossos estudantes a temas de fronteira, com os quais já existem membros do IFSC trabalhando, e mostramos que no exterior existem profissionais de altíssimo nível se envolvendo com esses tópicos e que nós [especialistas brasileiros] precisamos estar envolvidos nesse núcleo.

*Uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (SBF), em conjunto com a American Physical Society (APS).

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..