Notícias

11 de maio de 2018

Mestre Sérgio Mascarenhas: Obrigado por o senhor ser quem é!…

Aguardado com muita expectativa, o Simpósio “Homenagem aos 90 Anos” do Prof. Sérgio Mascarenhas, realizado no último dia 04 de maio, no Auditório do IFSC que tem seu nome, confirmou a excelência da programação idealizada, essencialmente assente na participação direta de Sérgio Mascarenhas, ao longo dos anos, na criação de inúmeros polos científicos, tecnológicos e ainda de cursos superiores, não só na cidade de São Carlos, como também em muitos outras cidades do Brasil, bem como seu incansável trabalho em prol da ciência nacional, com significativos impactos no exterior.

Perante uma plateia de aproximadamente trezentas pessoas, majoritariamente oriundas dos meios acadêmico e científico, o homenageado mostrou intensa vitalidade, independente da idade, ao apresentar, durante cerca de uma hora, sua Conferência Magna. Ao recordar as instituições que ajudou a criar e com as quais colaborou ao longo de várias décadas e ao relembrar os trabalhos desenvolvidos nesse período, o homenageado fez questão de elencar e sublinhar muitos daqueles que consigo trabalharam e o apoiaram nessa longa jornada – alguns deles presentes na cerimônia -, tendo deixado claro que seu trabalho em prol da ciência ainda não está completo, motivos pelos quais foi aplaudido de pé.

A Mesa de Honra desta cerimônia foi presidida pelo Diretor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e membro da comissão organizadora deste evento, Prof. Vanderlei Salvador Bagnato, tendo a seu lado o Vice-Reitor da USP, Prof. Antonio Carlos Hernandes, a Reitora da Universidade Federal de São Carlos, Profa. Wanda Hoffman, o Chefe-Geral da Embrapa Instrumentação, Dr. João de Mendonça Naime, a Vice-Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC – Profª Vanderlan da Silva Bolzani, o Vice-Presidente da Academia Brasileira de Ciências – ABC -, Prof. João Fernando Gomes de Oliveira, o ex-ministro da pasta de Ciência e Tecnologia (2005-2010), docente e pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco, Prof. Sergio Machado Rezende, e o docente e pesquisador do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e ex-presidente do CNPq (2011-2015), Prof. Glaucius Oliva, representando a comissão organizadora do evento.

No seu discurso, Vanderlei Bagnato sublinhou o fato de a cerimônia constituir mais do que um momento institucional, sendo de fato um momento sentimental: “Todo aquele que é colaborador do Prof. Sérgio Mascarenhas, necessariamente é colaborador do IFSC e tudo no Instituto respira a Sérgio Mascarenhas, o que para nós é um orgulho”, salientou o diretor do IFSC. Ao sublinhar a personalidade forte do homenageado, Bagnato recordou o trabalho que Sérgio Mascarenhas teve para o desenvolvimento da Universidade Federal de São Carlos e para a criação da EMBRAPA Instrumentação, tendo aproximado ambas do IFSC/USP, e sua enorme dedicação e trabalho incansável na abertura dos caminhos da ciência no Brasil, incrementando a excelência e a multidisciplinaridade no Instituto.

Antonio Carlos Hernandes, docente e pesquisador do IFSC/USP e atual Vice-Reitor da USP, teve dificuldades em disfarçar sua emoção quando usou da palavra, não só porque era um regresso momentâneo a casa, revendo colegas, alunos e servidores, como também pela oportunidade de rever o homenageado: “Parabenizo o Instituto e a Comissão Organizadora por esta cerimônia que representa um registro histórico vivo extremamente importante de um pioneiro do Campus USP de São Carlos”, sublinhou, tendo elogiado a continuidade de uma pesquisa que começou ainda nos anos 1980, sob a coordenação do Prof. Sérgio Mascarenhas, desta vez feita por pesquisadores brasileiros em artigo publicado na revista PLOS One, sob supervisão do Prof. Oswaldo Baffa, professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP), que descreve um método capaz de dosar com precisão a radiação absorvida por amostras de ossos de vítimas da explosão nuclear no Japão e que teve repercussão em muitos países, principalmente nos Estados Unidos, através de noticia publicada recentemente no jornal Washington Post. “Tudo o que o Prof. Sérgio Mascarenhas tem feito é em benefício da sociedade, o que é uma honra para a USP. Obrigado, Mestre, por todo o trabalho realizado”, concluiu.

Para a Reitora da UFSCar, Wanda Hoffman, o orgulho de estar perante Sérgio Mascarenhas nas comemorações de seu 90º aniversário foi indescritível: “Estar perante um dos propulsores da Universidade Federal de São Carlos, fundador do primeiro curso de Engenharia de Materiais do país e que começou a funcionar na UFSCar, é algo impressionante, algo que nos deixa profundamente orgulhosos”, comentou. Da mesma forma, a Vice-Presidente da SBPC, Vanderlan Bolzani afirmou que Sérgio Mascarenhas não só é uma inspiração para a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, como para os jovens, instigando-os a seguir em frente na ciência nacional. Para a oradora, o homenageado “inspira o Brasil a estar inserido na sociedade do conhecimento”. Já para o Chefe-Geral da Embrapa Instrumentação, João de Mendonça Naime “é de fato impressionante como Sérgio Mascarenhas teve visão de futuro ao criar a EMBRAPA Instrumentação” e transformá-la em uma ferramenta essencial para o desenvolvimento do país, na agropecuária, nomeadamente em termos científicos e tecnológicos.

Para o Vice-Presidente da Academia Brasileira de Ciências, João Fernando Gomes de Oliveira, o Prof. Sérgio Mascarenhas tem a particularidade de entusiasmar todos aqueles que conversam com ele, atendendo a que o cientista consegue atraí-los para as suas ideias e projetos. “É uma pessoa que independente de sua idade, não para de ter ideias e de projetos fantásticos, todos eles visando o bem-estar da sociedade. Ele é uma inspiração para todos nós”.

Por último, o representante da Comissão Organizadora, Glaucius Oliva, enfatizou o fato de que todos os que estavam ali, naquela cerimônia, representando os diversos órgãos e instituições, eram um prolongamento da própria existência de Sérgio Mascarenhas e de todo o trabalho que o homenageado tem feito ao longo dos anos, tendo aproveitado sua fala para agradecer à Comissão Organizadora o trabalho desenvolvido.

Tanto o Presidente da Academia Brasileira de Ciências, Prof. Luiz Davidovich, quanto o Presidente da EMBRAPII, Prof. Jorge Almeida Guimarães, enviaram mensagens em vídeo, que podem ser conferidas AQUI e AQUI.

O programa de apresentações em homenagem ao Prof. Sérgio Mascarenhas esteve organizado da seguinte forma:

“O Começo: do Rio de Janeiro à chegada em São Carlos, até à criação da IFSC” – Prof. Glaucius Oliva (docente e pesquisador do IFSC/USP e ex-presidente do CNPq);

“Sérgio Mascarenhas e a Física da Matéria Condensada no Brasil” – Prof. Sergio Machado Rezende (docente e pesquisador na UFPE e ex-ministro da pasta de Ciência e Tecnologia – 2005-2010);

“Sérgio Mascarenhas e a criação da UFSCar” – Profª Wanda Machado Hoffman (Reitora da UFSCar);

“Sérgio Mascarenhas e a criação da EMBRAPA Instrumentação” – Prof. Silvio Crestana (docente, pesquisador e ex-diretor-presidente da EMBRAPA);

“Sérgio Mascarenhas e a Biofísica no Brasil” – Prof. Oswaldo Baffa Filho (docente, pesquisador, ex-vice-diretor e diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – FFCLRP/ USP);

“Sérgio Mascarenhas e o empreendedorismo” – Drª Yvone Maria Mascarenhas (pesquisadora e diretora da Sapra Landauer) ;

Conferência Magna do Prof. Sérgio Mascarenhas;

Nesta cerimônia, destacaram-se as presenças das seguintes entidades:

Prof. Silvério Crestana (EMBRAPA); Prof. Dante Pinheiro Martinelli (Diretor da FEARP-USP); Prof. José Galizia Tundisi (Sec. Mun. De Ciência e Tecnologia – representando o Prefeito de São Carlos); Prof. Pietro Giancaglini (Diretor da FFCLRP-USP); Prof. Sylvio GoulartRosa (Presidente da ParqTec São Carlos); Prof. Sérgio Campana (Prefeito do Campus USP de São Carlos); Profa. Salete Linhares Queiroz (Diretora do CCD-USP); Secretário Parlamentar Pires (representando Deputado Estadual Lobbe Neto); Prof. Alexandre Nolasco de Carvalho (Diretor do ICMC-USP); Prof. Germano Trimigliosi Filho (Diretor do IQSC-USP); Prof. João Candido Portinari (Diretor da Fundação Portinari); Prof. Cleber Renato Mendonça (Chefe do Departamento de Física e Ciência dos Materiais – IFSC-USP); Prof. Cristiano Barreira (Diretor da EEFERP-USP); Prof. Marcelo Papoti (Vice-Diretor da EEFERP-USP); Profa. Suely Vilela (ex-Reitora da USP); Profa. Yvonne Primerano Mascarenhas (Decana e pioneira do IFSC-USP); Prof. Vitor Pelegrini Mammana (Diretor do CTI – Centro de Tecnologia de Informação); Dr. Renato Archer, Dr. Sérgio Celaschi e Dr. Pedro Noritomi (CTI – Centro de Tecnologia de Informação); Dr. Wilson Aparecido Calvo (Superintendente do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN); Dr. Claudio Rodrigues (Diretor do CIETEC e ex-superintendente do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN).

Esta cerimônia contou com dois momentos culturais, nomeadamente na abertura do evento, com as participações dos músicos Paulo Cruvinel, João Fernando e Henrique Rozenfeld, que interpretaram diversas composições, entre as quais uma escrita pelo Prof. Sérgio Mascarenhas,; e no encerramento , com as apresentações de Maria Flávia Greggio Gattas (soprano) e o compositor, maestro e Professor Titular da USP, fundador da USP Filarmônica, Prof. Dr. Rubens Russomanno Riccardi (piano).

A fechar este dia, realizou-se no Restaurante “Espaço-7” um jantar comemorativo dos 90 anos do Prof. Sérgio Mascarenhas (por adesão).

Para ver as fotos alusivas a este evento, clique AQUI.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..