26 de março de 2014

Mestrando do IFSC-USP lança livro científico

Relógio Atômico Compacto é o título do livro publicado recentemente pela editora Novas Edições Acadêmicas, da autoria do mestrando do IFSC-USP, André de Freiras Smaira, em parceria com o Prof. Daniel Varela Guimarães (EESC-USP) e com a Dra. Stella Torres Müller (IFSC-USP).

Com oitenta páginas e segundo as informações que constam na andre300Aprópria publicação, o conteúdo procura responder, primeiramente, à pergunta “O que é e como funciona um relógio atômico e qual a diferença para um relógio compacto”, explicando desde sua estrutura até seu ciclo de funcionamento, passando pelos métodos de resfriamento, aprisionamento, interrogação e detecção dos átomos. O livro explica também as principais diferenças entre o TAC (nosso relógio compacto) e um relógio atômico geral, com aplicações, cálculos e simulações relativas a cada assunto.

Graduado e mestrando em Física Computacional pelo IFSC-USP, André Smaira, 23, atua na área de teoria em Física Atômica e Molecular, na sub-área de Átomos Frios, tendo como seu orientador o Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato (IFSC-USP).

A história da publicação de seu livro inicia-se com um convite da editora Novas Edições Académicas – cuja especialidade é a publicação de artigos científicos e dissertações -, após a publicação, no início de 2013, de um artigo de André na Revista Brasileira de Ensino de Física: nessa altura, o jovem aluno estava no meio de sua graduação. Sem muito material para aceder ao convite da editora, André Smaira resolveu o problema reunindo todos os seus relatórios de iniciação científica, criar links entre eles e adaptar seus textos para uma leitura mais linear: o livro_vander-100resultado está à vista.

André nasceu na cidade de São Paulo, tendo-se mudado para Minas Gerais, onde reside atualmente. Ingressou no IFSC-USP após ter participado na Escola de Física Contemporânea – 2008, organizada por nosso Instituto: Estava participando nessa escola e, de repente, vi um folder promocional dos cursos de física e os meus olhos se fixaram no Curso de Física Computacional. Foi uma espécie de transe e aqui estou, finaliza André Smaira.

Quanto ao seu futuro, André afirma que irá fazer o seu doutorado e o pós-doutorado no IFSC-USP, mas ainda não sabe se optará pela academia ou pelo setor produtivo, sendo que seu sonho é ser pesquisador ou programador numa grande empresa, tipo Google, IBM, etc.

Para os nossos alunos, fica aqui o exemplo da determinação, entusiasmo e entrega de André aos seus projetos, enquanto que para os nossos docentes fica a satisfação, em face aos resultados obtidos.