9 de maio de 2022

Memorial Prof. Sérgio Mascarenhas – o legado do Mestre

Existe sempre uma profunda nostalgia quando pensamos ou falamos do saudoso Prof. Sérgio Mascarenhas, um dos pioneiros do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e fundador de inúmeras instituições de ensino e de pesquisa no Brasil. E essa saudade imensa não só inunda as almas de todos quantos com ele privaram nos vários redutos de ciência e tecnologia, como no esplêndido universo que esse maravilhoso ser humano soube criar nas artes, na música, na filosofia de vida e na generosidade que sempre irradiou. Por isso ele teve tantos amigos e admiradores.

Nunca é demais recordar essa figura ímpar da ciência nacional que traçou, em primeira instância, as linhas mestras para a criação daquele que viria a ser o IFSC/USP, sempre acompanhado por sua companheira inseparável, a Profª Yvonne Primerano Mascarenhas. O dia 02 de maio do corrente ano – data em que o Prof. Sérgio Mascarenhas celebraria o seu 94º aniversário, caso estivesse ainda entre nós – foi assim devidamente recordado através do “Memorial Prof. Sérgio Mascarenhas” promovido pelo IFSC/USP, momento em que também foi anunciado um número especial do “Brazilian Journal Physics” (BJB), com a participação de seus principais editores. Tanto na plateia como de forma remota, muitos foram aqueles que quiseram acompanhar a homenagem prestada ao grande cientista e Homem, todos eles com lembranças de uma convivência que fica registrada para toda a vida.

Drª Yvone Maria Mascarenhas

A cerimônia, presidida pelo Diretor do IFSC/USP, Prof. Osvaldo Novais de Oliveira Junior, e coordenada pela Chair do evento e Vice-Diretora do IFSC/USP, Profª Ana Paula Ulian de Araújo, contou com diversas abordagens e testemunhos da carreira do Prof. Sérgio Mascarenhas e à sua participação direta em diversos momentos importantes que marcaram a evolução da ciência nacional. Os discursos proferidos pelos Profs. Glaucius Oliva (docente, pesquisador do IFSC/USP e ex-Presidente do CNPq), Ana Beatriz de Oliveira (Reitora da UFSCar), Sílvio Crestana (EMBRAPA), Antônio Martins Figueiredo Neto (Editor Chefe do BJP) e Oswaldo Baffa Filho (Editor Associado BJP), foram prova disso. Já no âmbito pessoal, a presença de familiares do homenageado no auditório constituiu um particular momento de partilha da imagem do cientista em seu reduto familiar através das palavras de sua filha, Drª Yvone Maria Mascarenhas e de dois netos de Sérgio Mascarenhas, que destacaram as experiências, a forma de ser estar do homenageado, seus ensinamentos.

O Prof. João Cândido Portinari (Projeto Portinari), através da exibição de um vídeo de homenagem, traçou o perfil do Prof. Sérgio Mascarenhas no âmbito cultural, artístico e filosófico, tendo enaltecido a vida do cientista através de seu perfil humanista.

O encerramento deste evento esteve a cargo da Profª Ana Paula Ulian de Araújo (Chair), que abordou sua experiência de convivência acadêmica e científica com o Prof. Sérgio Mascarenhas ao longo dos anos.

A Comissão Organizadora deste evento, que certamente ficará marcado em todos aqueles que tiveram a oportunidade de assistir, foi constituída por:

Profa. Ana Paula Ulian de Araujo    (IFSC-USP) –  Chair;

Prof. Antonio José da Costa  Filho  (FFCLRP-USP);

Prof. Antonio Martins Figueiredo Neto  (IF-USP);

Prof. Glaucius Oliva   (IFSC-USP);

Prof. Oswaldo Baffa Filho   (FFCLRP-USP);

Para assistir ao vídeo relativo a esta cerimônia, clique AQUI.

(Fotos: Ricardo Rehder)

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP