21 de outubro de 2022

Mecânica matricial e mecânica ondulatória: uma ou duas teorias quânticas?

O professor aposentado da UNICAMP e atualmente professor visitante da UNIFESP, Roberto de Andrade Martins, foi o orador de mais um colóquio do IFSC/USP que ocorreu de forma remota no dia 21 de outubro, subordinado ao tema “Mecânica matricial e mecânica ondulatória: uma ou duas teorias quânticas?”.

Neste colóquio, o palestrante começou por pontuar que até o início da década de 1920, a teoria quântica não possuía um conjunto de princípios e métodos claros, que pudesse ser aplicado a todos os fenômenos. Em meados dessa década surgiram duas propostas distintas para uma mecânica quântica: a mecânica matricial, iniciada por Werner Heisenberg e desenvolvida também por Max Born e Pascual Jordan; e a mecânica ondulatória de Erwin Schrödinger.

Esses dois desenvolvimentos foram totalmente independentes e não era claro, de início, se as duas abordagens eram compatíveis entre si.

O próprio Schrödinger propôs uma demonstração sobre a equivalência das duas, assim como houve outras propostas posteriores no mesmo sentido. Porém, essa equivalência tem sido discutida até hoje.

Este colóquio apresentou, assim, a origem histórica das duas abordagens e algumas das tentativas para demonstrar sua equivalência.