29 de junho de 2018

Maurice de Koning (IFGW/UNICAMP) aborda a “Física do Gelo”

O gelo é, sem dúvida, um dos materiais sólidos cristalinos mais abundantes, mais estudados e mais fascinantes da Terra, e esse fascínio é compartilhado por cientistas das mais diversas áreas de pesquisa. Geofísicos e glaciólogos estão interessados na dinâmica das massas de gelo estendidos sobre a superfície da Terra, enquanto engenheiros estão preocupados com as medidas específicas que precisam ser tomadas para lidar com a construção de estruturas na presença de gelo.

Meteorologistas e cientistas atmosféricos estão envolvidos em estudar a influência do gelo nas condições climáticas em nosso planeta e seu possível papel no aquecimento global. Físicos de matéria condensada, entre outras questões, estão tentando compreender as propriedades elétricas, ópticas, mecânicas e termodinâmicas de gelo bulk, as características peculiares de sua superfície, bem como a complexidade da parte de estado sólido do diagrama de fase da água.

Foi com esta abordagem que o Prof. Maurice de Koning, docente e pesquisador do Instituto de Física “Gleb Wataghin” (UNICAMP) iniciou sua palestra inserida no programa Colloquium diei, que ocorreu no dia 29 de junho, em nosso Instituto, exatamente subordinada ao tema A Física do Gelo.

Em sua apresentação, Koning sublinhou o fato de, apesar de haver a disponibilidade de um vasto conjunto de dados experimentais sobre as propriedades de gelo, é muitas vezes difícil de interpretar esses dados em termos de mecanismos microscópicos no nível molecular. Neste contexto, a modelagem computacional pode servir como uma abordagem complementar poderosa, permitindo uma descrição detalhada do sistema em escala atômica, pelo que a discussão de algumas aplicações dessas técnicas à física do gelo Ih, a fase cristalina da água mais comum na Terra, constituiu um dos principais focos da palestra.