8 de novembro de 2012

Decorreu no dia 08 de novembro, pelas 16h30, no IFSC, mais uma edição de “Café com Física”, desta vez com a participação da Profa. Ana Flávia Nogueira, docente do Instituto de Química da UNICAMP, que discorreu sobre o tema “Materiais Nanoestruturados e suas aplicações na área de conversão e armazenamento de energia”.cafe250

Células solares de TiO2/corante e células celulares orgânicas (ou células solares de terceira geração – 3G) ocupam, atualmente, uma posição de destaque no âmbito de dispositivos fotovoltaicos e fotoeletroquímicos para a conversão de energia solar em eletricidade.

As razões pelas quais essas tecnologias – que surgiram há pouco mais de 20 anos – se tornaram uma das áreas mais pesquisadas e que têm recebido grande atenção por parte de pesquisadores e investidores, é simplesmente devido ao baixo custo, fácil preparação e possibilidade de construir módulos solares totalmente flexíveis e em diversas formas.

Ambas as células celulares podem ser facilmente preparadas a temperatura ambiente por métodos de evaporação (casting), spin-coating, roll-to-roll.

Os materiais nanoestruturados mais empregados baseiam-se em nanopartículas esféricas, nanotubos e nanorods de óxidos metálicos, como TiO2 e ZnO (dopadas ou não), nanopartículas de CdS, CdSe, PbS, nanotubos de carbono, fulerenos e, mais recentemente, o grafeno, entre outros.

Compósitos entre esses materiais também têm sido muito empregados com sucesso, devido ao aumento nas propriedades óticas e de transporte.

Neste seminário, a Profa. Ana Flávia Nogueira apresentou os resultados mais recentes obtidos nos laboratórios da UNICAMP, envolvendo ambas as células, bem como o estado da arte na área das células solares envolvendo o uso de nanopartículas.