8 de março de 2013

Materiais híbridos com aplicações ópticas e eletro-ópticas

Numa iniciativa do LEMAF – Laboratório de espectroscopia de Materiais Funcionais, realizou-se no dia 07 de março, na Sala-150 do IFSC, pelas 16 horas, o seminário intitulado “Materiais híbridos com aplicações ópticas e eletro-ópticas”, apresentado pela Profa. Dra. Maria Manuela Silva, docente da Universidade do Minho, Portugal.

Neste evento, a pesquisadora portuguesa discorreu sobre a área dos materiais híbridos orgânicos-inorgânicos (O-I) obtidos através da química de sol-gel, considerada promissora na aplicação em dispositivos de estado sólido para a eletroquímica e óptica.

A capacidade de certos materiais em alterar a coloração controlando a transmissão ou reflexão da luz visível e da energia solar, tem sido sonho de arquitetos, óticos, construtores de automóveis e aviões visando melhorar tanto o conforto como a eficiência energética.

A caracterização destes materiais é efetuada recorrendo a diversas técnicas, entre elas as técnicas térmicas (Calorimetria Diferencial de Varrimento e Análise Termogravimétrica), eletroquímicas (Espectroscopia de Impedância Complexa e Voltametria Cíclica) e estruturais (SEM, POM e Raios-X).

Maria Manuela Silva apresentou, também, os estudos efetuados em protótipos de “janelas inteligentes”.