Notícias

13 de agosto de 2014

Matemático brasileiro conquista pela primeira vez a Medalha Fields

Pela primeira vez na história, um brasileiro conquista a Medalha Fields, a maior premiação de matemática do mundo, considerada como o Prêmio Nobel da Matemática.

O vencedor, Artur Ávila, é pesquisador do IMPA (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada), no Rio de Janeiro, e do CNRS (Centro Nacional de Pesquisa Científica), órgão de pesquisa do governo francês, tendo já publicado diversos artigos ao lado de outros grandes matemáticos.

Tendo como foco a matemática pura, ou seja, aquela que necessariamente não tem aplicações práticas, os temas de sua pesquisa se concentram em sistemas dinâmicos, campo da matemática que busca prever a evolução de fenômenos naturais através do tempo.

Artur Ávila é o primeiro latino-americano a ganhar o prêmio.

Para o pesquisador do IFSC-USP, Cesar Augustus Uliana Lima, o trabalho do Artur Ávila, embora de matemática pura, tem inspirações na física, seja no seu trabalho em sistemas dinâmicos e ergodicidade, ligada a mecânica estatística, ou acerca de operadores de Schordinger quasi-periódicos, um modelo simples para quasicristais, sendo igualmente correlato com a área de efeito hall quântico.

Confira, AQUI, o texto publicado pela Simons Foundation sobre Artur Ávila.

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..