18 de outubro de 2014

Mais uma oportunidade para “conhecer os editores”

A cada dois anos, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) sedia o Meet the editors, evento que tem como objetivo principal oferecer recursos teóricos e práticos para a redação de artigos científicos.

Meet_the_editors_2014A primeira e segunda edições do Meet the editors foram focadas nas apresentações dos editores Peter Adams (PRB) e Yonko Millev (PRL) no formato tutorial for authors and referees, seguindo-se o modelo apresentado anualmente no March Meeting da American Physical Society.

Já em 2012, terceiro ano do evento, Egues decidiu expandir o escopo para, dessa forma, incluir aulas sobre os aspectos básicos da escrita científica e também incluiu na programação do evento mini cursos*.

Para a próxima edição, que ocorre nos dias 20 e 21 de outubro deste ano, Egues, além de manter a tradicional proposta do evento, expandirá ainda mais sua ação: além da palestra sobre tutorial for authors and referees, que será ministrada por Julie Kim-Zajons, editora da Physical Review Applied, haverá também um mini curso para escrita científica, que será ministrado por Karie Friedman e Celia M. Elliott, e outro mini curso para a escrita de projetos científicos, também oferecido por Celia Elliott. “Nestas duas últimas edições, a realização do workshop Meet the editors tem sido feita como uma ação da Comissão de Pesquisa do IFSC. Há ainda outra ação interessante da Comissão para nossos pesquisadores, envolvendo a atuação de Karie Friedman como in-house editor entre 8 de outubro e 8 de novembro deste ano. Durante esse período, ela irá editar artigos de nossos docentes e estudantes”, conta Egues.

As novidades da próxima edição

Em 2013, Karie Friedman também atuou como in-house editor no IFSC durante quase um mês, quando analisou alguns artigos científicos de estudantes e docentes do Instituto (clique aqui para relembrar). No Meet the editors 2014 ela fará uma análise de artigos já publicados por pesquisadores brasileiros, indicando problemas encontrados por ela em tais artigos e fazendo uma análise detalhada dos resultados.

Outra novidade é o mini curso Proposal writing, tema novo e de extrema relevância, que abordará a importância de uma boa escrita para solicitação de recursos para pesquisa tanto em território nacional como em internacional.

No total, serão oito palestras e três mini cursos. O público-alvo são alunos de mestrado, doutorado, docentes (principalmente os mais jovens) e pesquisadores em geral. Porém, alunos de graduação também são bem-vindos, assim como qualquer pessoa que tiver interesse em melhorar sua escrita de artigos científicos.

Na opinião de Egues, a participação dos estudantes de pós-graduação, principalmente, é de extrema importância, tendo em vista a oportunidade única oferecida pelo Meet the Editors a estes jovens (futuro pesquisadores) de interagir e aprender técnicas de redação científica (projetos e artigos) com profissionais dedicados e com vasta experiência neste tema. “Escrever é difícil, independente do idioma, mas mais ainda naquele em que não somos nativos. No workshop teremos palestrantes altamente qualificados que adoram o que fazem e que têm muito a ensinar. O mundo está cada vez mais competitivo e temos que produzir artigos cada vez melhores, e não adianta termos um excelente conteúdo científico se não soubermos nos expressar de forma criativa, motivadora e envolvente”, afirma Egues.

Os interessados em participar do Meet the editors deverão fazer seu registro antecipadamente no site oficial do evento para melhor planejamento logístico.

Meet the editors 2014

Data: 20 e 21 de outubro de 2014

Locais: anfiteatro do IFSC “Professor Sérgio Mascarenhas” e Sala da Congregação (2º piso do Prédio da Administração, bloco D)

Inscrição: http://www.ifsc.usp.br/~comissaopq/meettheeditors2014/