10 de novembro de 2012

Magnetismo e supercondutividade em compostos intermetálicos de FeAs

Decorreu no dia 09 de novembro, no final da manhã, no Auditório Prof. Sergio Mascarenhas, mais uma edição do habitual seminário intitulado Colloquium diei, desta vez subordinado ao tema “Magnetismo e supercondutividade em compostos intermetálicos de FeAs”, apresentado pelo Prof. Dr. Pascoal Pagliuso, docente do Instituto de Física Gleb Wataghin (NUCAMP).

Em seu seminário, o Prof. Pascoal Pagliuso apresentou os recentes resultados obtidos em seu grupo, no que que concerne a monocristais supercondutores de alta qualidade de BaFe2-xMAs2 (M=Co, Cu, Ru e Ni), crescidos por uma rota inovadora usando fluxo de In.

Esses monocristais estão sendo estudados por diversas técnicas experimentais dentro do grupo de trabalho de Pascoal Pagliuso e também por colaboradores. Baseado nesses resultados, o docente promoveu a discussão de um possível cenário microscópico para a supressão da fase SDW nesses compostos, tendo feito a comparação entre o diagrama de fase dos compostos de FeAS com o caso dos férmios pesados supercondutores.

A descoberta de novos supercondutores com estrutura em camadas de planos de FeAs, trouxe ainda mais interesse na generalidade das propriedades de supercondutores com estrutura de camadas e da sua relação com a proximidade de um ordenamento magnético.

Nesses sistemas, uma fase tipo Spin Density Wave (SDW), envolvendo os spins 3d do Fe, se forma em alta temperatura para os compostos não dopados. Especula-se que a evolução desses estado SDW com pressão ou dopagem, está relacionada com o aparecimento do estado supercondutor. Além do mais, essas novas famílias apresentam exemplos de compostos similares com planos de FeAs em materiais óxidos e intermetálicos e com temperaturas críticas da mesma ordem (10 K < Tc < 55 K), colocando-se em dúvida a ideia que só materiais óxidos podem ter Tcs altos.