26 de setembro de 2013

Magnetically Defined Qubits on 3D Topological Insulators

JC200A Sala F-210 do nosso Instituto recebeu no dia 26 de setembro, pelas 10h45, mais uma edição do Journal Club, desta vez, com o pesquisador Gerson Ferreira Júnior, pós-doutorado do IFSC, que apresentou a palestra intitulada Magnetically Defined Qubits on 3D Topological Insulators.

No início de sua apresentação, o palestrante fez uma breve revisão sobre os isolantes topológicos Hamiltonianos 2D e 3D, além de ter apresentado uma de suas recentes propostas onde explora potenciais que rompem a simetria de tempo-reversão para confinar os estados de isolantes topológicos 3D em fios e pontos quânticos.

No decurso de sua apresentação, o pesquisador mostrou que tal confinamento também pode ocorrer em heteroestruturas de domínios magnéticos, com estados estendidos em domínios internos, bem como estados QAHE interfacial para as paredes de domínios circundantes.