1 de junho de 2017

MAC/USP visita acervo do professor Ernesto de Souza Campos

Através da ação direta do Pró-Reitor de Cultura e Extensão Universitária da USP, Prof. Marcelo de Andrade Roméro, uma equipe da Divisão Técnico-Científica de Acervo, do ernesto200Museu de Arte Contemporânea (MAC/USP) visitou no dia 26 de maio último o valiosíssimo acervo daquele que é considerado não só o idealizador da Universidade de São Paulo, como também o principal responsável pela implantação dos campi da USP no interior do estado – Prof. Ernesto de Souza Campos -, um conjunto de importantes documentos cuidadosamente depositado e preservado pela família Malta Campos, na Fazenda Santa Maria do Monjolinho (São Carlos).

A equipe, constituída pelo Chefe da Divisão Técnico-Científica do MAC, Dr. Paulo Roberto Amaral Barbosa e pela Técnica de Conservação e Restauro, Dra. Renata Cassatti, foram recebidos na Fazenda Santa Maria do Monjolinho pela Bibliotecária e integrante da família Malta Campos, Drª Vera Regina Zavaglia Malta Campos, e ainda pelo Diretor do IFSC/USP, Prof. Tito José Bonagamba, que foi, juntamente com os Profs. José Marcos e Carlos Goldenberg, ambos da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP), grande entusiasta e impulsionador pelo reconhecimento e publicitação da valiosa obra de Ernesto de Souza Campos junto à USP e à restante comunidade.

ernesto2

Tito José Bonagamba, Renata Cassatti e Paulo Barbosa

Além de inúmeros documentos pessoais, que marcam e testemunham a vida e obra do acadêmico, médico e político – cujo nome ainda se encontra humildemente lembrado pela USP -, a equipe do MAC teve oportunidade de contatar com verdadeiras preciosidades relacionadas com a idealização e construção da USP na Cidade Universitária, em São Paulo, através de vários manuscritos, memorandos e esboços feitos com gravite pelas mãos de Ernesto de Souza Campos, imaginando e idealizando a Universidade de São Paulo.

ernesto3

Para Paulo Barbosa “a primeira ação da equipe da Divisão Técnico-Científica de Acervo, do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, será fazer um levantamento de todo o acervo pessoal do Prof. Ernesto de Souza Campos que remete aos primórdios da USP e de seus campi no interior do estado, seguindo-se, após isso, a elaboração do projeto de avaliação das necessidades de preservação do citado acervo. Efetivando-se essa primeira fase do trabalho e dependendo de cada caso, procede-se seguidamente às respectivas técnicas de higienização dos documentos e sua digitalização, por forma a que todo o material possa ficar disponível na USP para futuros estudos por parte dos historiadores. Este é um acervo importantíssimo para a Universidade de São Paulo”.

Os desejos da família Malta Campos e de Tito José Bonagamba é que a Fazenda Santa Maria do Monjolinho e todo seu acervo possam ficar incluídos, em um futuro próximo, num roteiro turístico e histórico de São Carlos, com a participação ativa da Universidade de São Paulo.

Sobre a vida e obra do Prof. Ernesto de Souza Campos, o IFSC/USP teve oportunidade de recentemente publicar um pequeno livro com o resumo das ações desenvolvidas pelo mesmo, assinado pelo Prof. Tito José Bonagamba, Diretor do IFSC/USP e pelo jornalista Rui Sintra, uma pequena obra que teve apenas o intuito de servir como semente para a elaboração de uma eventual obra bem mais completa sobre essa personalidade importante para a Universidade de São Paulo e particularmente para a cidade de São Carlos.

(CONFIRA AQUI O PDF DA OBRA)