27 de setembro de 2022

“LNLS e SIRIUS: Breve história da construção de fontes de Luz Sincrotron no Brasil”

O colóquio relativo ao dia 02 de setembro de 2022 teve como tema “LNLS e SIRIUS: Breve história da construção de fontes de Luz Sincrotron no Brasil”, com a participação da Drª Liu Lin, Chefe de Divisão na Divisão de Aceleradores do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron.

Em sua apresentação, a palestrante começou por explicar que uma fonte de luz síncrotron é um equipamento de grande porte que produz uma luz extremamente brilhante. O grande leque de técnicas experimentais que esta luz possibilita, aliada à possibilidade de operação simultânea de um grande número de estações experimentais, faz desta fonte de luz uma importante ferramenta para o desenvolvimento da pesquisa experimental em diversas áreas multidisciplinares, razão pela qual decidiu-se por sua implementação ainda na década de 1980.

Neste colóquio, a Drª Lin fez uma introdução à luz sincrotron através da história da construção das fontes de luz síncrotron no Brasil, tendo abordado, também, os desafios de Física e Engenharia envolvidos na construção de uma fonte de luz de altíssimo brilho, como o SIRIUS.