14 de novembro de 2014

Levels of inquiry: Hierarchies of pedagogical practices and inquiry processes

Na mais recente edição do Colloquium diei, que ocorreu no dia 14 de novembro, pelas 10h30, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, o Prof. Carl Joseph Wenning, do Department of Physics, da Illinois State University, Estados Unidos, ministrou a palestra Levels of inquiry: Hierarchies of pedagogical practices and inquiry processes, onde apresentou uma hierarquia das práticas de ensino e habilidades do processo intelectual que podem auxiliar docentes e escritores na divulgação de uma compreensão cada vez mais sofisticada de investigação científica entre alunos.

Carl250Os processos de investigação científica dirigidos a todos durante a instrução são muitas vezes tratados como um grupo desorganizado de atividades. Por esse motivo, há uma necessidade crítica de um quadro para um ensino e aprendizagem mais eficaz dos processos de investigação entre os estudantes de todos os níveis. Neste sentido, Carl ofereceu diversas dicas sobre como melhorar esse tópico específico em sala de aula.

Ainda em sua apresentação, Carl disse que é dada pouca atenção à maneira pela qual os processos de investigação científica devem ser ensinados, tendo presumido que uma vez que futuros professores de pós-graduação de instituições de ensino superior entendam como conduzir a investigação científica, eles poderão repassá-la adequadamente aos seus alunos.

A Illinois StateUniversity, instituição pública fundada em 1857, é a mais antiga universidade do estado de Illinois, EUA. Atualmente, além dos diversos centros de pesquisa, ela congrega os departamentos de ciência aplicada e tecnologias; artes e ciências; economia; educação; belas artes; e de enfermagem.