Notícias

28 de junho de 2011

LEF: referência estadual de ensino

Tão antigo quanto o próprio campus de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), fundado em 1954, é o conjunto de Laboratórios de Ensino de Física (LEF), originado quase simultaneamente à inauguração do campus.  Desde a contratação dos primeiros docentes para ministrar disciplinas de Física, foi montada uma estrutura de laboratórios de ensino, em princípio localizada nas dependências da Escola de Engenharia, depois transferido ao prédio dos Departamentos (antigo IFQSC)- onde, hoje, se localiza o espaço da Biofísica-, posteriormente no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) para, em 1988, estabelecer-se numa área que, atualmente, ocupa 2.674,96m2.

Depois de consolidar-se nesse espaço físico, com o passar dos anos e de acordo com as necessidades, uma sequência de melhoras infraestruturais foi feita, o que tornou o LEF um ambiente de referência de ensino no estado, graças à manifestação pró-ativa dos vários docentes e funcionários que, em diferentes épocas, ministraram cursos e contribuíram para o melhoramento das práticas, material didático e dos próprios laboratórios, tendo seu modelo copiado por outros campi da USP.

Desde sua criação, o LEF sempre foi uma das prioridades das várias administrações do IFSC, sendo que docentes, funcionários e gestores que passaram pelo LEF, aliados às administrações do campus, construíram laboratórios, salas de aula, anfiteatros, entre outros, atendendo não somente ao público interno, mas alunos de outras Unidades e, atualmente, até a estudantes do ensino médio.

 

LEF em números

Só no primeiro semestre de 2011, já passaram pelo LEF 23 novas turmas, além de alunos já matriculados regularmente, totalizando uma média de 800 estudantes, só do campus- não se incluindo nessa conta docentes e funcionários.

O espaço abriga nove laboratórios, cinco salas de aula, dois anfiteatros, uma sala pró-aluno e duas salas de computação, uma equipe fixa de 15 funcionários, estes, por sua vez, prestando auxílio constante aos usuários e docentes que frequentam as diversas repartições do LEF.

Os laboratórios possuem inúmeros equipamentos, muitos deles produzidos no próprio IFSC, contando com a fundamental atuação das oficinas do Instituto- em especial a Oficina Mecânica e Oficina de Óptica- e são utilizados, constantemente, por seus usuários- docentes, alunos de graduação e pós-graduação, funcionários e, em alguns casos, público externo- para realização de experimentos relacionados não só à física, como a áreas conectadas.

As novas ações para o LEF

Desde o princípio, sempre foi preocupação dos docentes encarregados pelo LEF, assim como de seus funcionários e, obviamente, das administrações, buscar melhoras, tanto no espaço físico, quanto de seus componentes. Um novo plano de metas, traçado pela atual administração do Instituto, foi inserido, em razão do aumento do número de usuários, obrigando a expansão e melhora das estruturas, que dê conta de atender a essa nova demanda.

No que se refere à infraestrutura predial, alguns tópicos foram discutidos e inseridos como prioridade- alguns deles, inclusive, já concluídos: pintura interna e externa, substituição dos brises, ares-condicionados, telhado e pisos internos e reforma dos banheiros do prédio do Campus I, além da instalação de mais um laboratório no Campus II.

Sobre os componentes internos, no plano atual também se insere a reformulação e readequação do material didático distribuído aos alunos. Esses materiais, escritos e organizados pelos próprios docentes do IFSC, deverão ter um formato mais compacto e um aspecto com maior durabilidade. Alguns deles, já foram produzidos e impressos, estão em uso por estudantes dos cursos de Física e têm despertado interesse de outras unidades de ensino superior.

A modernização vai além: a atualização do sistema on-line irá possibilitar mais rapidez e praticidade na solicitação de empréstimos pelos interessados. Novos kits para realização de experimentos estão sendo montados e, em breve, docentes do IFSC poderão fazer requisições on-line para uso destes kits em salas de aula. Como complemento, a documentação, inclusive fotográfica, dos equipamentos será feita e disponibilizada no site. Essas facilidades permitirão que se conheça melhor o LEF e suas dependências.

Laboratórios do LEF:

-Física Geral- os alunos podem verificar as leis fundamentais da mecânica e termodinâmica, com experimentos de queda-livre, movimentos em duas dimensões, estudo das forças de atrito, transferência de calor etc.

-Eletricidade e Magnetismo- verificação das leis do eletromagnetismo, contato com instrumentos de medidas elétricas, componentes eletromagnéticos, etc.

-Eletrônica e Microcontroladores- circuitos e componentes eletrônicos, conceitos básicos e avançados sobre microcomputadores, microprocessadores e automatização etc.

-Óptica- alunos podem fazer a verificação das leis da óptica, com experiências de óptica geométrica -reflexão e refração de luz, espelhos, lentes – e óptica física – polarização da luz, interferência e difração da luz, espectroscopia óptica, etc..

-Computação- são aproximadamente 30 microcomputadores à disposição dos alunos, com Windows 7, Office 2007, LINUX, todos interligados em rede e com gerenciamento comum.

-Biologia- visualização de tecidos do corpo, processos de divisão celular e microscopia óptica. São vários os equipamentos que atendem principalmente aos cursos de Licenciatura em Ciências Exatas e Ciências Físicas e Biomoleculares.

– Física Moderna: possui equipamentos para realizar diversos experimentos que mudaram a concepção da Física e criaram novos paradigmas, fundamentais para o desenvolvimento científico-tecnológico do último século. Cada experimento refere-se a alguma descoberta de física, vencedora de prêmio Nobel. Esses laboratórios têm capacidade de atender 40 alunos, simultaneamente, cada um com acesso a um experimento diferente.

Interação com o público externo

Ainda dentro das metas da atual administração, algumas novidades foram implementadas no LEF, desta vez tendo como alvo estudantes do ensino médio. A inauguração, em maio, da Sala do Conhecimento, espaço que agrega diversos equipamentos para realização dos mais populares e conhecidos experimentos de física, pode ser considerada um destaque em meio a tantas inovações.

Desde que foi inaugurada, já recebeu mais de 2.500 visitas de escolas de todo estado e, até o presente momento, tem visitas agendadas para quase todos os dias até outubro deste ano.

Além disso, os próprios docentes do IFSC utilizam-se da sala para fazer apresentações e demonstrações aos alunos da graduação do Instituto.

Projeções futuras

Embora com alguns melhoramentos a serem feitos e projetos ambiciosos, como o atendimento a mais alunos, tanto do IFSC, quanto fora dele, as reformas e inovações do LEF andam a passos rápidos, porém cautelosos, desde seu início.

Para a conclusão das metas, a atual administração estipulou um prazo de dois anos e acredita que tal prazo será cumprido. Essa afirmação ganha credibilidade, quando as perspectivas caminham de acordo com os planos traçados.

E, já com uma extensão no campus II, o LEF só tende a crescer, para o contento, desta vez, de uma comunidade maior do que poderiam imaginar, até mesmo, seus primeiros idealizadores.

Para conhecer melhor:

LEF: www.lef.ifsc.usp.br

Assessoria de Comunicação

 

Data: 24 de junho

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..