23 de janeiro de 2017

LEAR promove “III Workshop on Porous Media”, no Cenpes/Petrobras

Realiza-se no próximo dia 19 de janeiro, ao longo de todo o dia, CENPESno Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes/Petrobras), o III Workshop on Porous Media – LEAR/IFSC/USP, um evento promovido e coordenado pelo Laboratório de Espectroscopia de Alta Resolução por Ressonância Magnética (LEAR), do IFSC/USP, com o apoio de uma equipe composta por alunos de Doutorado e Pós-Doutores.

Desde 2009, o LEAR, coordenado pelo Prof. Tito José Bonagamba, desenvolve intensa colaboração com o Cenpes, através de vários projetos apoiados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) e Petrobras, envolvendo Ciência do Petróleo, com destaque para Fluidos presentes em Rochas Reservatório.

Neste III Workshop, serão apresentados os resultados obtidos com as principais linhas de pesquisa desenvolvidas no Grupo, bem como a entrega oficial de um novo Espectrômetro de Ressonância Magnética Nuclear (RMN), que foi montado no LEAR para o estudo da dinâmica de fluidos presentes em rochas reservatório e que será utilizado para pesquisa no Cenpes.

Neste evento, o Prof. Tito José Bonagamba apresentará uma visão geral sobre TITO_-_OUTUBRO_2016as atividades do LEAR/IFSC/USP na área de fluidos presentes em rochas reservatório, ao que se seguirão diversas palestras sob responsabilidade dos alunos de Dourado e Pós-Doc´s do Grupo: Elton Tadeu Montrazi (NMR Exchange e Rochas Sintéticas), Everton Lucas de Oliveira (NMR & Rocha Digital: Simulação da Dinâmica de Fluidos em Meios Porosos), Arthur Gustavo de Araújo Ferreira (PIETA – Uma nova Forma de Medir Distribuições de T2), William Andrighetto Trevizan (NMR e Difusidade: Aproximações Analíticas e Medidas em Poço), Roberto Saraiva Polli (Imagens por Ressonância Magnética (IRM): Estudo de Rochas Acidificadas – Wormholes), e Mariane Barsi Andreeta (Rocha Digital, IRM & Wormholes: Análise via Redes Complexas).

Fará parte da equipe que visitará o Cenpes, o Prof. Fernando Fernandes Paiva, que está se inserindo nas linhas de pesquisa do LEAR, dentro da área de Imagens por Ressonância Magnética, fato que trará grandes progressos ao Grupo de Pesquisa.

cenpes-petrobras

CENPES / PETROBRAS

A reportagem sobre este evento será publicada em breve, neste site.