15 de novembro de 2021

LEAR-IFSC/USP presente em atividade da IBM

O Laboratório de Espectroscopia de Alta Resolução por RMN (LEAR) tem feito muitos esforços para desenvolver projetos em diferentes áreas de pesquisa envolvendo colaborações com a Indústria, com destaque para Meios Porosos. Dentro dessa linha de pesquisa, duas atividades se destacam: Física Computacional e Instrumentação Avançada. Por essa razão, acabou estabelecendo parcerias com Grupos de Pesquisa da Petrobras e da IBM Research Brazil.

Como fruto dessas colaborações, o Coordenador do LEAR, Prof. Tito J. Bonagamba, estará participando do “Colóquio 2021 – Descoberta de novos materiais para um futuro sustentável”, organizado pela IBM Research Brazil e agendado para o dia 25/11/21.

Vide a programação do Colóquio no link abaixo:

Vejam também as matérias abaixo sobre atividades conjuntas das Equipes do LEAR e da IBM Research Brazil:

– How cloud computing could help store carbon dioxide in tiny rock pores – IBM Research (2021)

Estudos de Rochas Reservatório: permeabilidade ao petróleo e capacidade de armazenar CO2 – Uma parceria entre Academia e Indústria (2021)

– IBM Research Brazil announces AI technology to optimize the use of natural resources and reduce the environmental impact caused by industrial processes (Veja o vídeo e acompanhe a mensagem do Prof. Bonagamba a partir de 2m50s) (2020).