13 de julho de 2021

Estudos de Rochas Reservatório: permeabilidade ao petróleo e capacidade de armazenar CO2 – Uma parceria entre Academia e Indústria

O Laboratório de Espectroscopia de Alta Resolução por Ressonância Magnética Nuclear (LEAR), do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), tem, ao longo dos últimos anos, feito um grande esforço para identificar e estabelecer colaborações com setores externos à Academia, sempre fundamentadas em ciência básica.

Um dos resultados de destaque em 2021 nessa busca por colaborações com alto grau de complexidade, fora do ambiente acadêmico, foi o êxito do projeto desenvolvido em parceria com colaboradores da IBM Research e do Cenpes/Petrobras, dedicado à estimativa da permeabilidade de rochas reservatório de petróleo, um parâmetro fundamental para determinar a viabilidade econômica de um reservatório.

Para essa finalidade, foram geradas imagens tridimensionais de rochas reservatório através de Tomografia de Raios-X, que são processadas e analisadas por meio de softwares sofisticados desenvolvidos pelos membros da equipe.

Os resultados desse projeto foram apresentados em um artigo recentemente publicado na revista Nature Scientific Reports (VER AQUI).

É importante destacar neste projeto a fundamental participação de três pesquisadores formados no LEAR: Éverton Lucas de Oliveira, Mariane Barsi Andreeta e Willian Andrighetto Trevizan (Cenpes/Petrobras). Destacam-se também no projeto a participação de pesquisadores experientes no ambiente da IBM Research, Mathias Steiner, Rodrigo Neumann Barros Ferreira e Hugo Barbalho.

Como fruto deste trabalho, a IBM Research abriu uma nova perspectiva de utilizar a computação de alto desempenho para inovar em iniciativas para capturar e armazenar dióxido de carbono em poros de rochas reservatório de petróleo, questão fundamental para amenizar os impactos ambientais deste gás de efeito estufa, em nota recentemente publicada em seu blog (VER AQUI).

O docente do IFSC/USP e coordenador do LEAR, Prof. Tito José Bonagamba, um dos autores do artigo, sublinha a importância desses projetos de alto grau de complexidade em colaboração com empresas ou indústrias, fruto de grandes esforços realizados para que essas necessárias parcerias sejam estabelecidas e ocorram em prol, tanto da formação de recursos humanos qualificados em um real ambiente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, quanto do desenvolvimento socioeconômico do País, algo esperado para universidades de classe mundial que visam interagir eficientemente com a Sociedade.

Dentro desse processo de aproximação ao ambiente empresarial ou industrial, o Prof. Bonagamba agradece a receptividade e o apoio de duas lideranças, Vinicius de França Machado (Cenpes/Petrobras) e Ulisses Mello (IBM Research).