6 de março de 2014

Lançamento oficial de duas publicações do IFSC-USP

Realiza-se no dia 07 de março, pelas 17 horas, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC-USP), o lançamento oficial de dois livros publicados recentemente pelo Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo.

A primeira publicação, intitulada Aprendendo ciência e sobre sua natureza: abordagens históricas e filosóficas, da autoria das professoras Cibelle Celestino Silva (IFSC-USP) e Maria Elice Brzezinski (IB-USP), apresenta trabalhos versando sobre a interface entre história, filosofia e sociologia da ciência com o ensino de ciências. Distribuídos em 08 partes, com episódios históricos, tópicos de filosofia e sociologia da ciência, natureza da ciência, aplicações em sala de aula, materiais institucionais, formação de professores e currículo, os capítulos deste livro discutem uma ampla gama de temas sob diferentes abordagens metodológicas, epistemológicas e didáticas, refletindo a riqueza das pesquisas desenvolvidas no continente e no estrangeiro.LIVROS_300

A segunda publicação, cuja organização e edição estiveram sob responsabilidade do Prof. Osvaldo Novais de Oliveira Jr. (IFSC-USP) e do jornalista Rui Sintra, intitula-se A Física a Serviço da Sociedade, um livro que congrega reportagens, artigos, entrevistas e outras matérias escritas pela Assessoria de Comunicação do IFSC-USP entre o início de 2010 e finais de 2013, que foram publicadas não só no site da instituição, mas também nas mídias regional e nacional, vertendo sobre os principais trabalhos de pesquisa iniciados, desenvolvidos e concluídos por pesquisadores, docentes e alunos do Instituto de Física de São Carlos, em benefício da sociedade.

Nesta cerimônia, além dos inúmeros convidados cuja presença já foi confirmada e oriundos das áreas acadêmica (USP-São Paulo, IFSC-USP, UNIFESP, UNICAMP, UNESP, EMBRAPAS e UFSCar), social e política, estarão ainda presentes o Diretor do Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo, que presidirá a cerimônia, Prof. Dr. Tito José Bonagamba, o Pró-Reitor de Graduação da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. Antonio Carlos Hernandes, Presidente do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Prof. Dr. Glaucius Oliva, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia de São Carlos, Prof. José Galizia Tundisi, o Vice-Reitor da UFSCar, Prof. Dr. Adilson Jesus Aparecido de Oliveira, o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da UFSCar, Prof. Dr. Mauro Rocha Côrtes, e o Reitor da Universidade Anhembi-Morumbi, São Paulo, e ex-diretor do antigo IFQSC – Instituto de Física e Química de São Carlos (USP, mandato 1990 – 1994), Prof. Dr. Óscar Hipólito.