9 de maio de 2014

Lançamento do livro “Patentes Patéticas”

Ocorre no próximo dia 09 de maio, a partir das 16h30, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC-USP), a cerimônia de lançamento do livro intitulado Patentes Patéticas, uma obra da autoria de Renato Pincelli e lançada pela Editora Casa da Árvore.

Segundo seu autor, o livro revela diversas patentes que são patéticas por book300serem tragicomicamente inviáveis – não pela falta de criatividade. Tais patentes foram pesquisadas, selecionadas e redigidas ao longo de quase dois anos e originalmente publicadas entre abril de 2011 e janeiro de 2013, numa série semanal de postagens no blog Hypercubic, do próprio autor. Esta série possui mais de cem artigos, porém, por restrições de espaço, apenas cinquenta foram escolhidos para estamparem as páginas do livro.

Nele, as “patentes patéticas” estão organizadas por ordem cronológica de aprovação do documento, ou seja, das patentes mais antigas às mais recentes. O status destas patentes nem sempre está muito claro, mas a maioria já expirou, ou por ter mais de vinte anos ou por falta de pagamentos de taxas de manutenção. As ilustrações deste livro foram extraídas das próprias patentes e, com elas, embora sejam propriedades de seus inventores (ou detentores da patente), estão em domínio publico.

O autor

Recém-formado em Jornalismo pela UNESP-Bauru, Renato Pincelli, de 26 anos, escreve, traduz e edita para o seu próprio blog, o qual mantém desde 2007 com publicações diárias sobre seus assuntos favoritos: biografias, divulgação científica, contos de ficção-científica, verbetes de dicionários, paradoxos e enigmas, humor, tecnologia, traduções, astronomia, entre outros diversos temas.

Este evento contará com a presença do Pró-Reitor de Graduação da USP, Prof. Antonio Carlos Hernandes, e de docentes da área de jornalismo da UNESP, dentre outros convidados.