13 de julho de 2023

Lançamento de Livro – “Terapias reabilitadoras aplicando Biofotônica em sequelas pós-Covid-19: Covid crônica”

Foi publicado no final do passado mês de junho do corrente ano o livro intitulado “Terapias reabilitadoras aplicando Biofotônica em sequelas pós-Covid-19: Covid crônica”, assinado pelos pesquisadores do IFSC/USP, Drs. Vitor Hugo Panhóca, Antonio Eduardo de Aquino Jr. e Prof. Vanderlei Salvador Bagnato.

Esta publicação, da “Editora Even3 de Recife – PE”, é dedicada aos profissionais da área de saúde, por forma a que se atualizem e aprofundem nos estudos sobre a Covid-19.

A fotobiomodulação que se encontra sedimentada em fortes evidências científicas publicadas em várias revistas internacionais de impacto, comprova e torna robusta a aplicação da luz nas áreas de saúde de maneira contemporânea. O Brasil tornou-se um grande nicho científico de desenvolvimento, pesquisa e inovação nestes procedimentos baseados em fotobiomodulação.

A aplicação de fototerapia tem sido aplicada na saúde para modulação inflamatória, analgesia, cicatricial da derme ou neural, aumento da irrigação periférica, entre outras manifestações corporais encontradas em várias patologias. Novos aparelhos, combinando fotobiomodulação com pressão negativa, pressão positiva e ultrassom, têm surgido potencializando o efeito da terapia com luz.

Este livro tem o objetivo de trazer terapia reabilitadora para pacientes que apresentam sequelas após terem contraído Covid-19, sendo que os autores acreditam que a contaminação com o vírus SARS-CoV-2 pode causar doença aguda, mas também uma manifestação patológica crônica, por alguns chamada de Covid Longa, ou por nós, Covid Crônica.

Os protocolos e dosimetrias apresentados neste livro pretendem auxiliar os profissionais da saúde a dar um tratamento de excelência nos seus pacientes sequelados da Covid-19, através fdas experiências adquiridas pelos autores  na aplicação de fotobiomodulação na saúde.

Para acessar esta publicação, clique AQUI.

(Créditos na imagem da Home – Cristopher Gatteau – Alliance and Getty Images)

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP