24 de janeiro de 2013

Lançamento da plataforma on-line de depósito de patentes

O INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial vai lançar, no próximo mês de março, uma plataforma on-line para depósito de patentes e registro de marcas, por forma a acelerar – sem burocracias – o exame que, atualmente, demora cerca de dez anos.

Segundo declarações prestadas à Agência Gestão CT&I de Notícias pelo Diretor de Patentes do INPI, Júlio César Moreira, todos os procedimentos serão executados em tempo real, sendo que as respostas, conforme forem sendo geradas, serão lançadas diretamente no site do INPI.

A nova plataforma on-line do instituto foi criada com base no sistema do Escritório Europeu de Patentes, e nessa mesma plataforma, o processo de preenchimento de campos destinados a explicar qual conhecimento deve ser protegido, poderá ser feito a partir de casa.

Muitos dos erros cometidos pelos pesquisadores que desejam depositar uma patente serão corrigidos através do próprio sistema, evitando perdas de tempo com correspondências.

Nesta conformidade, os pedidos vão diretamente para as áreas de exame e, como eles são preenchidos pelos próprios depositantes, não precisam mais passar por um processo de digitalização, nem pela verificação formal de documentação.