12 de dezembro de 2014

Laboratório do IFSC-USP com novo microscópio

Desde 1989, existe no Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) o Laboratório de Microscopia Eletrônica e Análise (LMEA). Financiado com recursos da própria Universidade de São Paulo (USP), o Laboratório atende tanto instituições de pesquisa e ensino públicas bem como empresas privadas, realizando análise de amostras químicas e biológicas.

equipamento300No laboratório, as amostras são analisadas pelos funcionários Nelson José Heraldo Gallo e Maria Inês Basso Bernardi, e o equipamento utilizado para as análises em questão é um Microscópio Eletrônico de Varredura (FEG-MEV), capaz de fornecer imagens de altíssima resolução e com aumento de até um milhão de vezes (os microscópios ópticos fornecem aumento de mil vezes). Diante disso, é possível visualizar materiais em escala nanométrica, algo que é muito importante para os estudos que realizamos atualmente, inclusive aqui no IFSC, afirma o docente do Grupo de Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos (CCMC-IFSC/USP), Valmor Roberto Mastelaro.

Recentemente, o LMEA substitui seu antigo MEV por um novo, no valor de R$550 mil. Mais moderno e preciso, o novo MEV faz também análises químicas, um plus em relação ao equipamento antigo. Ele identifica também os elementos que formam os materiais, além de quantificá-los, conta Valmor.

O novo MEV foi adquirido através de projeto financiado pela USP e coordenado pelo docente do Grupo de Polímeros, Osvaldo Novais de Oliveira Jr., no qual também estão inclusos os docentes Cleber Renato Mendonça (Grupo de Fotônica), Antonio Ricardo Zanatta (Grupo de Filmes Finos), Máximo Siu Li (Grupo de Fotônica) e o próprio Valmor.

Todos beneficiados

Por ser um laboratório multiusuário, pesquisadores de instituições públicas ou privadas bem como de empresas privadas podem trazer suas amostras para serem analisadas no LMEA. O valor cobrado para a realização destas análises é utilizado para realizar as manutenções necessárias ao equipamento.

O novo MEV já está em operação desde 1º de dezembro. Portanto, aqueles que desejarem levar suas amostras para análise já podem fazê-lo. Porém, é necessário realizar agendamento através do e-mail lmea@ifsc.usp.br ou pelo telefone (16) 3373-9813.

Para mais informações sobre o equipamento, custos das análises e sobre o LMEA, clique AQUI