19 de fevereiro de 2012

Jovens Talentos para a Ciência

A Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e o CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico acabam de criar, como projeto piloto a ter inicio ainda em 2012, uma nova modalidade de bolsa destinada aos estudantes que ingressaram este ano nas universidades federais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia.

A princípio, o projeto denominado Jovens Talentos para a Ciência prevê a concessão de 6 mil bolsas de estudo que serão oferecidas pelas duas agências de fomento à pesquisa, sendo que nos próximos anos esta modalidade de bolsa será estendida para os alunos ingressantes em universidades estaduais e também não públicas.

Estas bolsas têm o objetivo de identificar, precocemente, os melhores jovens talentos brasileiros, entre os ingressantes universitários, por forma a estimulá-los no interesse e dedicação plena ao aprendizado acadêmico e a prática em ciência e tecnologia.

Por forma a receber estas bolsas já a partir do segundo semestre de 2012, os alunos serão selecionados internamente em cada universidade e, adicionalmente, os resultados obtidos poderão também ser utilizados como critérios de prioridade nos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica e no Programa Ciência sem Fronteiras.