5 de março de 2013

Jovens ficam deslumbrados com presença de Prêmios Nobel

Sábado, dia 02 de março, foi dia de festa no IFSC, com a realização da cerimônia de entrega dos prêmios aos melhores alunos que participaram na OBF – Olimpíada Brasileira de Física, e que vieram de inúmeras cidades, em representação de suas respectivas escolas.

OBF1

Esta cerimônia teve um sabor diferente para os cerca de 250 alunos que receberam seus prêmios – Menções Honrosas e Medalhas de Bronze, Prata e Ouro -, e também para os professores desses alunos, que foram igualmente premiados: além da presença do Prof. Dr. Osvaldo Novais de Oliveira Jr,. Vice-Diretor do IFSC, do Prof. Dr. Glaucius Oliva, Presidente do CNPq (em representação do Ministro de Estado da Ciência e Tecnologia), do Prof. Dr. Euclydes Marega Jr., docente do IFSC e coordenador da OBF, que coordenou a referida cerimônia, e do Prof. Vanderlei Bagnato, igualmente docente do IFSC, os jovens alunos receberam seus prêmios das mãos de convidados ilustres, como foram os casos dos Professores William Phillips (Prêmio Nobel de Física 1997), Eric Cornell (Prêmio Nobel de Física 2001), David Wineland e Serge Haroche (Prêmios Nobel de Física 2012), Dudley Hershbach (Prêmio Nobel de Química 1986), Daniel Kleppner (Professor do Massachusetts Institute of Technology (M.I.T.)-EUA), motivo pelo qual houve grande entusiasmo entre todos os participantes, incluindo os familiares dos jovens alunos, que estiveram presentes em grande número.

Coube ao Prof. Daniel Kleppner, professor homenageado pelo IFSC na véspera, homenagear os professores que acompanharam os jovens estudantes até São Carlos. Com poucas palavras, Daniel Kleppner expressou a sua admiração pelos professores, tendo-os classificado como verdadeiros heróis.

Recordamos que a Olimpíada Brasileira de Física é um programa permanente promovido pela SBF – da Sociedade Brasileira de Física, destinado a estudantes do ensino médio e da última série do ensino fundamental, sendo que a primeira edição se realizou em 1999.

Por meio da OBF, e com a colaboração do IFSC, a SBF elaborou um modelo para usar as olimpíadas intelectuais como incentivadores, despertando e estimulando o interesse pela Física e também para melhorar seu ensino, incentivar os estudantes a seguirem carreiras científico-tecnológicas e prepará-los para as Olimpíadas Internacionais de Física (OIF), como forma de comparar, no nível do ensino médio, nosso ensino com o de outros países.

Confira, abaixo, alguns momentos deste evento.

OBF0

OBF2