Notícias

13 de outubro de 2014

Semana Integrada do Instituto de Física de São Carlos

SIFSC42014Chegou ao fim, no dia 09 de outubro, a 4ª edição da Semana Integrada do Instituto de Física de São Carlos (SIFSC), depois de ter cumprido toda a programação delineada a partir do dia 06, um evento constituído por palestras, minicursos, sessões culturais e workshops, com uma programação essencialmente dedicada a alunos de graduação e pós-graduação de nosso Instituto, onde o intuito foi promover a interação entre estudantes, docentes e pesquisadores das diversas áreas e cursos.

O encerramento ocorreu no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC-USP), com a presença do Diretor de nosso Instituto, Prof. Dr. Tito José Bonagamba, do Presidente da Comissão de Pós-Graduação, Prof. Dr. Otavio Thiemann, da Profª. Drª Yvonne Mascarenhas, uma das fundadoras do Instituto e SIFSC12014individualidade que dá seu nome ao prêmio que habitualmente é entregue aos melhores alunos participantes da SIFSC.

Na sua alocução, o Diretor do IFSC-USP, Prof. Tito Bonagamba, afirmou que o evento combina com a presença da Profª Yvonne Mascarenhas, não só por ter sido uma das fundadoras do Instituto, mas também pelo prêmio que traz seu nome e que marcam, de forma indelével, a criação do IFSC no seio da Escola de Engenharia de São Carlos numa época em que a cidade de São Carlos tinha cerca de 30 mil habitantes e as estradas ainda eram de terra. Tito Bonagamba elogiou a sessão de pôsteres que ocorreu ao longo de todo a SIFSC, tendo enaltecido a mesma pela diversidade de temas apresentados e que contribui decisivamente para o trabalho qualitativo diferenciado que o IFSC realiza SIFSC22014no âmbito científico e acadêmico nacional.

Além de ter agradecido à comissão organizadora, o Diretor do IFSC agradeceu também a todos os servidores do IFSC que contribuíram para o sucesso do evento e dirigiu aos alunos presentes uma breve mensagem. Esta experiência que vocês tiveram, certamente agregará um alto valor às suas escolhas profissionais, quer elas sejam na área acadêmica, querem elas rumem ao setor produtivo, para o desenvolvimento de nosso país: aproveitem-na!. No final de seu breve discurso, Tito Bonagamba fez questão de SIFSC32014homenagear e agradecer ao anterior diretor da Unidade e seu antecessor – Prof. Dr. Antonio Carlos Hernandes, atualmente Pró-Reitor de Graduação da USP -, a ideia que teve em lançar e apoiar o projeto SIFSC.

Para o Presidente da Comissão de Pós-Graduação do IFSC, Prof.Otavio Thiemann, a SIFSC já faz parte do calendário oficial do Instituto, tendo agradecido e homenageado a Profª Yvonne Mascarenhas, que sempre está presente nos grandes momentos do IFSC. Em seu curto discurso, Thiemann agradeceu à Diretoria, a todos os alunos, docentes, pesquisadores, servidores e colaboradores envolvidos na organização do evento, tendo manifestado seu orgulho pelos trabalhos que foram apresentados pelos alunos e com o debate que eles suscitaram “prova da elevada qualidade da pesquisa que é feita no nosso Instituto.

A Profª Yvonne Mascarenhas, recém chegada de uma viagem internacional, lamentou não ter podido estar presente na maior parte do evento, mas destacou as informções que chegaram até ela sobre a qualidade dos trabalhos apresentados, tendo sublinhado que essa qualidade é o diferencial que os alunos levarão para sua vida profissional, dentro ou fora do Brasil. Uma vez mais, a Profª Yvonne Mascarenhas mostrou-se sensibilizada e agradecida pela atribuição do prêmio que leva seu nome.

Como já é habitual acontecer na SIFSC, nesta edição também foram entregues os prêmios para os melhores trabalhos apresentados pelos alunos, cujo resultado foi o seguinte:

 

Iniciação Científica:

3º lugar – Tiago Martinelli (Orientador: Prof. Dr. Paulo Afonso Faria da Veiga – ICMC);

2º lugar – Matheus de Oliveira Schossler (Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Gonçalves Pereira – IFSC);

1º lugar e Prêmio Profª Yvonne Mascarenhas – Rodrigo Guedes Lang (Orientador: Prof. Dr. Luiz Vitor de Souza Filho – IFSC).

 

Mestrado:

3º lugar – Laís Canniatti Brazaca (Orientador: Prof. Dr. Valtencir Zucolotto – IFSC);

2º lugar – Uilson Barbosa da Silva (Orientador: Prof. Dr. Eduardo Ribeiro de Azevêdo – IFSC);

1º Lugar e Prêmio Profª Yvonne Mascarenhas – João Victor de Souza Cunha (Orientador: Prof. Dr. Alessandro Silva Nascimento – IFSC).

 

Doutorado:

3º lugar – Débora Órcia (Orientador: Prof. Dr. Ricardo De Marco – IFSC);

2º lugar – Jaciara Cássia de Carvalho Santos (Orientador: Prof. Dr. Paulo Barbeitas Miranda – IFSC);

1º lugar e Prêmio Profª Yvonne Mascarenhas – Celso Ricardo Caldeira Rêgo (Orientador: Prof. Dr. Luiz Nunes de Oliveira – IFSC).

 

Abaixo reproduzimos algumas imagens alusivas ao evento.

SIFSC2014-1

SIFSC2014-2

 

 

 

 

 

 

 

SIFSC2014-3

SIFSC2014-4

 

 

 

 

 

 

 

SIFSC2014-5

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
7 de outubro de 2014

Semana Integrada do Instituto de Física de São Carlos

Decorreu na tarde do dia 06 de outubro, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, a SIFSC1abertura oficial da 4ª edição do SIFSC – Semana Integrada do Instituto de Física de São Carlos. O evento, que decorrerá até o dia 09, é constituído por palestras, minicursos, sessões culturais e workshops, contando com uma programação dedicada a alunos de graduação e pós-graduação do IFSC-USP, a fim de promover a interação entre estudantes, docentes e pesquisadores de diversas áreas da física.

O Diretor do Instituto de Física de São Carlos, Prof. Dr. Tito Bonagamba, e o Prof. Dr. Otavio Thiemann, atual presidente da Comissão de Pós-Graduação do nosso Instituto, compuseram a mesa de honra da abertura. Na ocasião, Otavio Thiemann ressaltou a satisfação em acompanhar a abertura de mais uma edição da SIFSC, tendo agradecido a comissão organizadora pelo esforço e dedicação, bem como pelo sucesso do evento. Eu agradeço também a diretoria, que tem exercido um papel exemplar ao nos apoiar, tanto financeiramente, quanto logisticamente. De acordo SIFSC2com o docente, um dos pontos que destacam a pós-graduação do Instituto de Física de São Carlos é a interdisciplinaridade, que converge com as diferentes áreas da física. No final de seu discurso, Otavio reafirmou a extrema importância dessa iniciativa, que aproxima os estudantes.

Seguidamente, o Diretor do Instituto agradeceu aos organizadores do SIFSC, tendo apresentado, através de uma interessante palestra, os aspectos históricos da Universidade de São Paulo e do Instituto de Física de São Carlos, instituições que estão completando respectivamente, 80 e 20 anos sob a sua criação. Após a Revolução Constitucional, em 1932, a então Academia de Direito de São Paulo – criada em 11 de agosto de 1827 – deu origem à Universidade de São Paulo. Já um pouco depois do final da II Guerra Mundial, a USP criou novos campi nas cidades de Bauru, Ribeirão Preto e São Carlos.

Ainda em sua apresentação, Tito Bonagamba relembrou a criação da Escola de SIFSC3Engenharia de São Carlos (EESC-USP), em 1952, época em que o atual IFSC era apenas departamento acolhido pela Escola, tendo, mais tarde – 1971 – passado a integrar o denominado Instituto de Química de São Carlos (IFQSC), adquirindo sua autonomia, como Instituto de Física de São Carlos em 1994. O diretor do IFSC-USP ainda destacou que até à década de 70, já haviam sido criados diversos programas e instituições, como, por exemplo, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) (1948), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) (1951), Capes (1951), FINEP (1967), Petrobras (1953), bem como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) (1962) na criação de todas essas instituições, gouve, direta ou indiretamente, a participação de egressos da USP, sublinhou o Diretor do IFSC-USP.

Ao falar sobre a história do Instituto de Física de São Carlos, é primordial citar os Profs. Drs. Sérgio e SIFSC4Yvonne Mascarenhas, pioneiros que colaboraram de forma intensa no processo de criação e crescimento do Instituto. Neste sentido, o Diretor do IFSC-USP fez questão de mencionar ambos os docentes, que cooperam com a Universidade até os dias atuais. No capítulo dedicado à excelência acadêmica e científica, Tito Bonagamba enfatizou que durante esses 60 anos, o IFSC tem contribuído fortemente com o crescimento do campus, tendo recebido nota máxima na CAPES ao longo de 40 anos, mantendo-se na linha da frente.

Em sua apresentação, Tito Bonagamba sublinhou as personalidades que ingressaram na Universidade e que hoje se tornaram renomados pesquisadores, escritores, ou políticos. Os rankings e números da Universidade também fizeram parte de seu discurso, tendo o Diretor destacado a atual posição da USP na tabela do The World University Rankings, prestigiado site que lista as maiores universidades da América Latina – categoria onde a USP ocupa o primeiro lugar. Na ocasião, Tito Bonagamba também citou alguns dos diversos grupos de pesquisa que integram nossa Unidade, como, por exemplo, o Grupo de Biofísica Molecular, Cristalografia, Filmes Finos, Nanomedicina e Nanotoxicologia, Ressonância Magnética, Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos, Óptica e Fotônica, Polímeros, entre outros que fortalecem o Instituto.

O Diretor do Instituto de Física de São Carlos enalteceu a preocupação que a Unidade tem quanto à saída profissional de seus alunos, fato que justifica a recente criação da denominada Comissão de Inovação Científica e Tecnológica (CICT), estrutura que tem o objetivo de estimular atividades de pesquisa que proporcionem colaborações com empresas, aproximando os físicos do terceiro setor e unindo cada vez mais a academia e a indústria. Essa iniciativa é uma motivação para garantir a empregabilidade, preservando a formação do físico na indústria, concluiu Bonagamba.

Para saber mais sobre a programação da 4ª SIFSC, clique AQUI.

Assessoria de Comunicação

Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..