16 de abril de 2024

Inteligência artificial e as profissões: egressos da USP em destaque no mercado de trabalho falam sobre o tema

Evento “Alumni USP Talks” ocorrerá no dia 25 de abril, a partir das 16h30, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, no campus da USP em São Paulo – inscrições são gratuitas.

As oportunidades e os desafios do uso da IA (Inteligência Artificial) e como ela interfere na formação e atuação de profissionais de diferentes áreas são os temas discutidos no próximo evento Alumni USP Talks, que ocorrerá no dia 25 de abril, das 16h30 às 18h30, no Auditório István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.

O objetivo do evento é a interação entre egressos da USP de destaque pela atuação no mercado de trabalho com estudantes, docentes e público interessado.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na página do evento (VER AQUI).

A Reitoria da USP vai disponibilizar um ônibus para os estudantes de graduação e pós-graduação da USP São Carlos interessados em participar do evento presencialmente. Clique AQUI e acesse o formulário para demonstrar seu interesse. Os interessados serão selecionados por ordem de preenchimento deste formulário (AQUI).

São quatro convidados: Demi Getschko, diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil, engenheiro eletricista egresso da Escola Politécnica (Poli) da USP, abordará a evolução da IA e as oportunidades e desafios para as profissões e instituições de ensino e pesquisa.

Juliano Souza de Albuquerque Maranhão, egresso e docente da Faculdade de Direito (FD) da USP e diretor-presidente da Associação Lawgorithm de Pesquisa em Inteligência Artificial, vai falar sobre os padrões éticos e jurídicos para o uso da IA de forma confiável, inclusiva e acessível na formação de profissionais nas diferentes áreas.

A cientista da computação Camila Fernandez Achutti, egressa do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, CEO e cofundadora da Mastertech, Forbes como Under 30 em tecnologia e educação, discutirá as implicações da IA no mercado de pesquisa on-line e profissões para as mulheres.

E, por fim, Paulo Schwartzman, empreendedor social, fundador de startups, idealizador de projeto de empregos para recém-graduados, advogado, egresso da Faculdade de Direito da USP e aluno de mestrado do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, debaterá as implicações da IA no mercado de pesquisa on-line e as profissões.

(Por: Portal USP São Carlos)