30 de outubro de 2013

Instrumentação oftálmica para diagnóstico de patologias do olho no Século XXI

O Grupo de Óptica do IFSC realizou mais seminário, que decorreu no dia 30 de outubro. Subordinada ao tema Instrumentação oftálmica para diagnóstico de patologias do olho no Século XXI, a palestra foi apresentada pelo Prof. Dr. Luís Alberto Vieira de Carvalho, da empresa de tecnologia Wavetek, de São Carlos.

Os principais assuntos abordados nesta palestra foram as doenças e patologias do LUISolho e o estado da arte em instrumentação oftálmica para diagnosticá-las, como topografia de córnea, sensores ópticos, sensor de frente de onda, câmeras para retina, etc.

Luís Carvalho possui graduação (1993) e mestrado (1996) em Física Teórico & Experimental pelo Instituto de Física de São Carlos (USP), doutorado em Física Aplicada pelo IFSC (2000), com sandwich (1998-1999) na University of Califórnia at Berkeley (EUA). Realizou três pós-doutoramentos: o primeiro, na Escola Paulista de Medicina UNIFESP (2001-2004), seguindo-se um outro na University of Rochester, New York, durante o ano de 2005 e, finalmente, um outro pós-doc pelo IFSC-USP (2006-2008).

Luís Carvalho é Professor de Pós-Gaduação da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP e pesquisador junto ao CEPOF, onde coordena pesquisas do laboratório de óptica oftálmica do Grupo de Óptica do IFSC., sendo também fundador e sócio da empresa de tecnologia Wavetek (www.wavetek.com.br). Tem larga experiência na área de Engenharia Biomédica e ensino em óptica, com ênfase em Óptica Oftálmica, mais de cem trabalhos publicados em revistas indexadas e congressos, dezessete capítulos em livros, e é editor de um livro no Brasil. É inventor de onze instrumentos/técnicas na área médica, com patentes junto ao INPI.