18 de julho de 2014

Instituto de Física “Gleb Wataghin” (UNICAMP) realiza Escolas de Inverno

Decorrem entre os próximos dias 21 de julho e 1º de agosto, no Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW), da UNICAMP, as Escolas de Inverno do IFGW, que integram cursos intensivos sobre temas contemporâneos de Física oferecidos a alunos de pós-graduação e de graduação em final de curso de qualquer instituição, com a participação de palestrantes de destaque mundial nas áreas correspondentes. Entre as escolas oferecidas pela iniciativa, neste ano, estão: A Física de Partículas do novo século, Nanodispositivos, materiais nanoestruturados e aplicações e Óptica Moderna e Fotônica.

Na primeira escola, coordenada pela Profa. Dra. Arlene Cristina Aguilar, estarão reunidos pesquisadores em física de partículas teórica e experimental, astropartícula e cosmologia. O curso focará nos recentes resultados obtidos pelo Large Hadron Collider (LHC), como, por exemplo, as buscas diretas e indiretas de matéria escura e a física de neutrinos. Além disso, a escola irá proporcionar aos estudantes os ingredientes necessários para um entendimento profundo do Modelo Padrão das físicas de partículas elementares. Depois de introduzir uma descriminação teórica e algumas técnicas experimentais do universo da física de partículas, os estudantes terão a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos e aprenderão como fazer uma análise de dados de eventos reais de colisões de partículas gravados pelas grandes colaborações internacionais da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN).

Por outro lado, no segundo curso, coordenado pelo Dr. Gustavo Wiederhecker e pelo Prof. Dr. Antonio Riul, serão abordados aspectos avançados sobre nanodispositivos, materiais nano estruturados e suas aplicações. Estes aspectos irão ser explorados através de minicursos e seminários de pesquisa que tratarão dos princípios físicos, aplicações e técnicas de fabricação, síntese e simulação, assim como medidas e caracterização de nanodispositivos e materiais nanoestruturados. Além das aulas, o programa contará com visitas guiadas aos laboratórios de pesquisa da Unicamp e institutos presentes na região.

Este curso contará com a participação de docentes e pesquisadores do IFSC-USP, nomeadamente, no dia 22 de julho, às 14h, com o Prof. Dr. Osvaldo Novais de Oliveira Junior (Vice-Diretor do IFSC-USP), que apresentará a palestra Nanostructured Thin Films, sensors and biosensors, enquanto que no dia 23 será a vez do Prof. Dr. Cleber Mendonça (IFSC-USP) ministrar o seminário Photonics, às 10h45 e às 14h00, lembrando que este docente fará outras duas apresentações sobre o mesmo tema, no dia 22. No dia 25, às 17h30, o Prof. Dr. Daniel Vanzella, também pesquisador do nosso Instituto, apresentará o seminário Onde o quantum (se) curva (a)o clássico, uma palestra que será assistida pelos participantes das escolas dois e três.

Já na terceira escola, voltada à Óptica Moderna e Fotônica, coordenada pelo Prof. Dr. Paulo Dainese, será apresentado o futuro em ciência e aplicações em óptica & fotônica; confinamento e guiamento de luz; cristais fotônicos; óptica não-linear em estruturas avançadas; dispositivos de fotônica; entre diversos outros temas. A estrutura da escola consiste em dois módulos: um básico, que focará desde conceitos simples até a ciência atual, e um avançado, voltado ao futuro.

Para saber mais sobre as Escolas de Inverno do IFGW, clique AQUI