13 de outubro de 2014

IFSC-USP recebe delegação da Hasselt University (Bélgica)

Com o intuito de firmar colaborações próximas entre os grupos de pesquisa do Institute for Materials Research (IMO), da Hasselt University, Bélgica, que permitam o eventual intercâmbio de alunos de doutorado, doutorado-sanduíche e de pós-doutorado entre as duas instituições, o Instituto de Física de São Carlos recebeu, na tarde do dia 09 de outubro, a visita do diretor e vice-diretor do IMO daquela universidade, Profs. Dirk Vanderzande e Marc D’Olieslaeger, que estiveram acompanhados pelo docente do Instituto de Química da USP (IQ-USP), Prof. Dr. Jonas Gruber.

Visita250Na Sala Celeste do nosso Instituto, os Profs. José Carlos Egues de Menezes (IFSC-USP), Juarez da Silva (IQSC-USP) e Sérgio Proença (EESC-USP), juntaram-se ao grupo, tendo participado de uma reunião com os representantes da Hasselt University, coordenada pelo atual vice-diretor do Instituto de Física de São Carlos, Prof. Dr. Osvaldo Novais de Oliveira Jr. Na ocasião, o Prof. Dirk Vanderzande apresentou, de forma resumida, as diversas áreas de pesquisa do Institute for Materials Reasearch, tendo enfatizado os estudos aplicados em sensores para dispositivos avançados em medicina. Além disso, Dirk falou sobre o grupo Design and Synthesis of Organic Semiconductors (DSOS), cujo foco é atuar com design, síntese e caracterização de pequenas moléculas orgânicas. Outro grupo destacado pelo docente foi o Organic and Nanostructured electronics (ONE), que estuda as relações fundamentais entre estruturas e propriedades de novos materiais semicondutores nanoestruturados, através de técnicas avançadas de caracterização.

O Biomolecule Design Group (BDG), outro grupo do IMO, SalaCeleste250que se dedica ao desenvolvimento de métodos químicos e biológicos para a modificaçãode também foi destaque na apresentação de Dirk. Além de desenvolver sistemas de biosensores, os projetos dessa equipe incluem análises proteômicas, biocompatibilidade de implantes biomédicos, entre outros estudos.proteínas,

Na sequência da reunião, o Prof. José Carlos Egues fez uma breve introdução sobre o IFSC-USP, tendo abordado as principais áreas de pesquisa do Instituto de Física de São Carlos, enfatizando o trabalho de diversos grupos do IFSC, tais como o de Física Teórica, Biotecnologia Molecular, Biofísica Molecular, Nanomedicina e Nanotoxicologia, entre outros.

Posteriormente, os docentes do IQSC e da EESC, Juarez da Silva e Sérgio Proença, também fizeram uma rápida apresentação sobre seus institutos, tendo destacado a evolução de suas unidades, produções científicas e também os aspectos de internacionalização de cada uma delas.

Dirk200Dirk Vanderzande salientou à nossa reportagem que ficou bastante interessado em criar uma parceria com o IFSC-USP, tendo reconhecido os excelentes programas oferecidos pela nossa Unidade, bem como a potencialidade da Universidade de São Paulo. Nós esperamos conhecer melhor os pesquisadores do Instituto para discutirmos ciência e analisarmos o que podemos fazer juntos. Temos grande interesse em criar colaborações com a Universidade, então, é importante mantermos este contato pessoal.

Para o Vice-Diretor do IFSC, Prof. Dr. Osvaldo Novais de Oliveira Jr., o Osvaldo200IMO é bastante similar ao Instituto de Física de São Carlos, pelo fato de manter uma atuação multidisciplinar, dedicando-se a diversos aspectos de pesquisa e focando nas mais diversas aplicações. Em essência, a unidade deles é muito similar à nossa, porque possui uma visão integrada de materiais, que une física, química, engenharias e biologia, em apenas um modelo de pesquisa, afirma. Ainda de acordo com o docente, que se mostrou satisfeito com a possível colaboração entre ambas as instituições, os estudos envolvendo a invenção do LED azul e a melhoria na microscopia de fluorescência, pesquisas que receberam o Prêmio Nobel de Física e Química deste ano, são apenas alguns dos assuntos que podem fortalecer esta possível parceria.