16 de janeiro de 2015

Inscrições começam em fevereiro

No mês de fevereiro estarão abertas as inscrições para o quimica-analitica-250II Workshop sobre Laser em Química Analítica (WLQA 2015). Após o sucesso obtido na primeira edição do curso, que decorreu em julho de 2014, a edição deste ano será realizada entre os dias 27 e 31 de julho, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e na Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, em São Carlos.

Organizado pela Dra. Débora Milori (Embrapa) e pelo Prof. Dr. Edenir R. Pereira Filho (Departamento de Química – UFSCar), o evento trará aproximadamente doze palestras – incluindo um seminário do Prof. Dr. Vanderlei S. Bagnato (IFSC-USP) -, seis apresentações orais, oito práticas e um minicurso.

Abaixo, confira os palestrantes já confirmados para o II Workshop sobre Laser em Química Analítica:

Dra. Aida Bebeachibuli Magalhães (Embrapa): Utilização da espectroscopia de fluorescência induzida por laser e imagem de fluorescência para diagnóstico precoce e não invasivo de estresses em citros e soja.

Prof. Dr. Bruno Marangoni (Departamento de Física – UFSCar): O LIBS ressonante e suas possíveis aplicações.

Profa. Dra. Cassiana Seimi Nomura (Instituto de Química – USP): Desafios das medições quantitativas em amostras ambientais por LIBS.

Prof. Dr. Célio Pasquini (Instituto de Química – UNICAMP): Espectroscopia Terahertz no Domínio do Tempo (THz-TD) – Instrumentação e Aplicações.

Profa. Dra. Fabíola Manhas Verbi Pereira (Instituto de Química – UNESP): Expeditious prediction of fiber content in sugar cane: a new possibility with LIBS and Chemometrics.

Prof. Dr. Francisco José Krug (centro de Energia Nuclear na Agricultura – USP): Análise de plantas por espectrometria de emissão óptica com plasma induzido por laser (LIBS) para a determinação de elementos essenciais e benéficos.

Dr. Francisco Wendel Batista de Aquino (Departamento de Química – UFSCar): Applications of LIBS in the analysis of electronic waste and related materials.

Dr. Gustavo Nicolodelli (Embrapa): Double pulse LIBS e os principais resultados em amostras de solos, plantas e fertilizantes.

Prof. Dr. Javier Laserna (Universidad de Málaga – Espanha): Underwater LIBS. Atomic composition revealed in complex scenarios.

Dr. Jhanis J. Gonzales (Lawrence Berkeley National Labortory e Applied Spectra – Estados Unidos): Simultaneous elemental and isotopic chemical analysis by LIBS and LA-ICP-MS.

Prof. Dr. José Almirall (Florida International University – Estados Unidos): From Basic Research to Routine Use in the Courtroom: Elemental Analysis and Comparisons of Materials with a Laser Ablation Inductively Coupled Plasma Mass Spectrometry e Analytical LIBS in the Forensic Science Laboratory.

Dra. Lidiane Cristina Nunes (Centro de Energia Nuclear na Agricultura – USP): Análise de fertilizantes por espectrometria de emissão óptica com plasma induzido por laser (LIBS).

Dr. Marcelo Braga Bueno Guerra (Centro de Energia Nuclear na Agricultura – USP): Estratégias analíticas para a análise direta de folhas de cana-de-açúcar por LIBS e EDXRF.

Profa. Dra. Montserrat Hidalgo (Universidad de Alicante – Espanha): The use of Liquid-Liquid Microextraction Procedures as a Method to Improve the Analytical Performance of LIBS in the Analysis of Liquid Samples.

Dr. Reinhard Noll (Fraunhofer-Institut für Lasertechnik ILT – Alemanha): Laser-induced breakdown spectroscopy – progresses and breakthroughs for industrial applications.

Prof. Dr. Renato Lajarim Carneiro (Departamento de Química – UFSCar): Espectroscopia Raman e suas aplicações na análise de fármacos.

Prof. Dr. Vanderlei S. Bagnato (Instituto de Física de São Carlos – USP): Laser e óptica para uma saúde melhor: diagnóstico e tratamento do câncer e controle microbiológico.

Para mais informações, envie um e-mail para erpf@uol.com.br ou erpf@ufscar.br