3 de junho de 2014

Inscrições para a Escola de Física Contemporânea (EFC 2014)

Escola200O Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP) realiza entre os dias 20 e 26 de julho, mais uma edição da Escola de Física Contemporânea (EFC – 2014), atividade de extensão voltada a alunos do ensino médio de todo o Brasil, cujas inscrições encerram no próximo dia 08 de junho, procedendo-se, então, à seleção dos cerca de trinta estudantes que participarão desse evento.

Organizada pelos docentes do IFSC-USP, Profs. Fernando F. Paiva, Diogo Oliveira S. Pinto, Alessandro S. Nascimento e Tito José Bonagamba (diretor do Instituto), a escola, com a duração de uma semana ininterrupta de estudos e trabalhos laboratoriais, tem como objetivo atrair os melhores alunos do ensino médio em ciências exatas e, particularmente, na área de Física, fazendo com que esses jovens adquiram maiores conhecimentos do universo da pesquisa e ensino, por meio de um contato direto com os principais grupos de pesquisa do país, disseminando a importância da ciência e da tecnologia na geração de conhecimento e riqueza em prol de nosso país.

Além disso, pretende-se chamar a atenção dos alunos para o empreendedorismo, reforçando as importantes contribuições que o profissional da área da Física pode oferecer quando se envolve com pesquisas associadas ao setor industrial, sejam elas oriundas de dentro ou fora do ambiente acadêmico. Além das aulas teóricas, práticas, com trabalhos nos laboratórios de ensino, e palestras, todas ministradas por docentes do IFSC-USP, a escola contará com visitas monitoradas às oficinas e laboratórios de pesquisa, igualmente supervisionados por pesquisadores do Instituto.

A grande novidade desta edição é que os participantes terão a chance de assistir uma palestra do Dr. Gerardo Adesso*, da School of Mathematical Sciences – The University of Nottingham, Reino Unido que estará na cidade de São Carlos na semana da realização da escola. Esse evento deverá demonstrar o caráter de Internacionalização do Instituto e a forma como isso é feito ativamente através de colaborações científicas com algumas das maiores universidades do exterior.

Outro foco da escola é mostrar o Instituto a uma população que provavelmente irá para a área de exatas e que, em algum momento na carreira acadêmica, mesmo que não se forme no Instituto, possa se lembrar da instituição e, quem sabe, até se tornar um parceiro dela.

A pré-inscrição para a EFC-2014 é isenta de qualquer valor, mas os selecionados deverão pagar a taxa de R$ 350,00 para a realização da matrícula (preço que cobrirá todas as despesas dos alunos com sua permanência em São Carlos, exceto o transporte para a cidade). Durante toda a semana de curso, os trinta participantes serão acompanhados permanentemente por monitores do IFSC, que assegurarão a pontualidade nos programas e ações da escola, o cumprimento das horas de descanso, o transporte entre o Instituto e os hotéis onde os jovens ficarão hospedados e, claro, questões relacionadas com bem-estar e segurança coletiva.

Para realizar a inscrição ou obter mais informações sobre a Escola de Física Contemporânea de 2014, clique AQUI

*Gerardo Adesso obteve seu PhD em 2007 pela University of Salerno, Itália, e em 2009 se tornou integrante da University of Notthingam. Sua especialidade é voltada a correlações quânticas em sistemas compostos, sejam eles na forma de emaranhamento ou demais modelos gerais, bem como ao desenvolvimento da teoria da informação quântica com estados gaussianos de sistemas de variáveis continuas.