22 de maio de 2012

Inscrições encerradas

No próximo dia 21 de maio, pesquisadores de quaisquer áreas terão uma nova ferramenta de auxílio para realização de seus trabalhos científicos.

A partir de segunda-feira (21), na ocasião da Tarde da Escrita Científica do campus da USP São Carlos, será lançado o Portal da Escrita Científica do campus USP São Carlos, site que irá fornecer uma extensa base de dados, download de cursos completos e vídeos de palestras sobre escrita científica, softwares para o aprendizado de escrita científica e análise de textos, entre outras coisas.

De acordo com o docente do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Valtencir Zucolotto, um dos coordenadores da iniciativa e ministrante de cursos de escrita científica há sete anos, a criação do Portal foi uma iniciativa das bibliotecas de todas as Unidades do campus (IFSC,ICMC,IAU,EESC e IQSC). “Essa iniciativa foi um esforço conjunto, mas, principalmente, das bibliotecas do campus, que catalisaram a realização desse Portal. Inclusive, isso foi surgindo pela tradição da escrita científica do campus”, conta Zucolotto.

Embora o evento tenha como foco o lançamento do Portal, duas palestras serão ministradas aos presentes, tratando da escrita científica por Zucolotto e pelo docente da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Gilson Volpatto (que, inclusive, já possui livros publicados sobre escrita científica).

Após as duas palestras, haverá, também, uma mesa redonda para, finalmente, ser feito o lançamento do Portal da Escrita Científica do campus USP São Carlos. “O Portal poderá ser acessado por qualquer pessoa. Em princípio, ele está, somente, em português, mas, em breve, também será disponibilizado na língua inglesa”, adianta Zucolotto.

O público-alvo do Portal são pesquisadores, como um todo. Mestrandos, doutorandos ou pós-doutorandos encontrarão diversas ferramentas úteis e um número grande de informações, inclusive sobre cursos pelo Brasil e links internacionais que tratem do assunto.

Os interessados em participar da Tarde da Escrita Científica do campus da USP São Carlos devem fazer sua inscrição pela internet, através do endereço http://www.ifsc.usp.br/biblioteca/int.php?acao=inf&eid=14&cid=73 .

O evento tem início às 13h45 do dia 21 de maio e será sediado no auditório “Pau Brasil” do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), que fica localizado à Avenida do Trabalhador são-carlense, 400.

A inscrição é gratuita e todos estão convidados a comparecer.

Clique aqui para ver uma pequena apresentação sobre a Tarde da Escrita Científica do campus da USP São Carlos.