5 de janeiro de 2015

Inscrições abertas para congresso internacional na UFSCar

Estão abertas durante este mês de janeiro as inscrições para o Advanced School on Glasses and Glass-Ceramics (G&GC São Carlos), um evento internacional organizado pelo Center for Research, Technology and Education in Vitreous Materials, em parceria com a FAPESP e com o Departamento de Engenharia de Materiais, da Universidade Federal de São Carlos (DEMa-UFSCar). Estão disponibilizadas cem vagas, sendo que cinquenta delas são destinadas a alunos de mestrado e pós-doutorado do Brasil, enquanto as outras cinquenta são preferenciais para estudantes estrangeiros.

O congresso ocorrerá entre os dias 01 e 09 de agosto de 2015, na Universidade Federal de São Carlos, e deverá reunir estudantes de todo o mundo que, atualmente, realizam pesquisas nas áreas de vidros e vitro-cerâmica. Para oferecer aos candidatos uma visão global dos principais avanços científicos e tecnológicos neste campo, bem como os problemas e as perspectivas para pesquisas futuras, o G&GC São Carlos trará palestras e aulas teóricas e práticas com renomados pesquisadores de diversos países, que deverão abordar temas como, por exemplo, fundamento de estrutura, processos de relaxação, cristalização e propriedades, estrutura molecular, nano e microestrutura, processos dinâmicos, as propriedades mecânicas, ópticas, elétricas e biológicas destas classes de materiais vítreos, entre outros assuntos.

Além das aulas e seminários, os alunos participantes da Advanced School on Glasses and Glass-Ceramics terão a oportunidade de visitar laboratórios da UFSCar (Departamento de Física, DEMa e Laboratório de Materiais Avançados – LaMaV), da Universidade de São Paulo (Instituto de Física de São Carlos e Escola de Engenharia de São Carlos), e da UNESP (Departamento de Química), permitindo que os estudantes se familiarizem com as atividades de pesquisa e infra-estrutura disponível nos departamentos.

Para realizar a inscrição, é preciso acessar a página do G&GC São Carlos e enviar um currículo de duas ou três páginas, bem como uma declaração oficial da universidade, comprovando a matrícula nos programas de mestrado e pós-doutorado. Além disso, o professor orientador do aluno deverá enviar uma carta de recomendação para os e-mails dedz@ufscar.br, ligia.diniz91@gmail.com ou o.lucas.lima@gmail.com.

Para conferir a programação provisória do Advanced School on Gasses and Glass-Ceramics, clique AQUI