11 de junho de 2014

V Escola Avançada de Óptica e Fotônica

Encerram-se no dia 30 de junho as inscrições para a V Escola Avançada de Óptica e Fotônica, evento organizado pelo IFSC-OSA Student Chapter, apoiado pela CAPES, e que será realizado entre os dias 22 e 24 do próximo mês de julho, no Anfiteatro Prof. Horácio C. Panepucci (IFSC-USP).

Voltado aos alunos de graduação, pós-graduação e docentes, o curso, ministrado por renomados pesquisadores nacionais e internacionais, tem como objetivo enfatizar os fundamentos básicos e os recentes resultados e avanços na área de óptica e fotônica, oferecendo aos participantes a oportunidade de adquirir conhecimentos básicos e uma visão geral desses tópicos.

logo_IFSC_OSA-150Além disso, esta edição de 2014, coordenada pelo Prof. Dr. Lino Misoguti (IFSC-USP), sempre traz uma palestra sobre inovação tecnológica a fim de divulgar entre os estudantes, as possibilidades e dificuldades relacionadas à criação e sobrevivência de uma empresa de alta tecnologia no Brasil, bem como uma sessão de pôsteres para apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos participantes.

Após a abertura oficial, que decorrerá na manhã do dia 22 de julho, o Prof. Sérgio Ricardo Muniz, (IFSC-USP), apresentará a palestra fototonica300Quantum simulations in the lab, seguida pela Extreme Nonlinear Optics: From High Harmonic Generation to Attosecond Physics, ministrada pelo docente Edilson Lucena Falcão Filho (DF-UFPE).

Na parte da tarde, os alunos assistirão ao colóquio The technological reinvention of silk, apresentado pelo Prof. Fiorenzo Omenetto (Tufts University-USA), seguindo-se a palestra do Prof. Sidney Ribeiro (UNESP-Araraquara), intitulada New Photonic materials based on biopolymers.

No dia 23, pela manhã, o docente Luis Humberto da Cunha Andrade (CInAM-UEMS), ministrará o seminário Advance in materials forward towards smart white-light e, posteriormente, o Prof. Satoshi Kawata (Osaka University-Japão), apresentará a palestra Nanophotonics: Manipulating light beyond its classical limits. Ainda no mesmo dia, o Prof. Anderson Freitas (IPEN) comandará o colóquio Optical coherence tomography development and it’s apllications.

logo_eaof-250-1No último dia do curso, o Prof. Newton Neto (INFIS-UFU) apresentará a palestra The photon, the molecule and the Wardrobe: The chronicles of photophysics; antes das apresentações dos pôsteres e do encerramento do referido evento, o docente Miled Hassan Y. Moussa (IFSC-USP) ministrará o colóquio Engineering atom-field interactions confined to subspaces of the Fock space in cavity QED and íon traps and applications.

Para conferir a programação completa da V Escola Avançada de Óptica e Fotônica, clique AQUI

Já àqueles que quiserem obter mais informações sobre as inscrições, que se iniciaram no dia 30 de maio, e como já citamos no início deste texto, se encerrarão no dia 30 deste mês, clique AQUI

IFSC OSA Student Chapters

O IFSC OSA Student Chapters é uma iniciativa da Optical Society of America (OSA), que visa incentivar a criação de grupos de estudantes interessados em óptica e fotônica. Atualmente, existem aproximadamente cento e oitenta e sete OSA Students Chapters em mais de trinta países, constituindo uma rede internacional de estudantes. Tal iniciativa promove diversas atividades, palestras, encontros, escolas e networkings empresariais ao redor do mundo, e publica inúmeras revistas de âmbito científico e tecnológico.