Notícias

5 de maio de 2014

Escola de Física Contemporânea 2014

O Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP) realiza entre os dias 20 e 26 de julho, mais uma edição da Escola de Física Contemporânea (EFC – 2014), atividade de extensão voltada a alunos do ensino médio de todo o Brasil, cujas pré-inscrições se iniciaram no dia 16 de abril, estendo-se até o dia 8 de junho, quando serão selecionados trinta estudantes dentre o total de pré-inscritos.

EFCOrganizada por um grupo de docentes do IFSC-USP, constituído pelos Profs. Fernando F. Paiva, Diogo Oliveira S. Pinto, Alessandro S. Nascimento e pelo diretor do Instituto, Prof. Tito J. Bonagamba, tendo como secretária, Mariana Rodrigues, a escola, com a duração de uma semana ininterrupta de estudos e trabalhos laboratoriais, tem como objetivo atrair os melhores alunos do ensino médio em ciências exatas e, particularmente, na área de Física, fazendo com que esses jovens adquiram maiores conhecimentos do universo da pesquisa e ensino, por meio de um contato direto com os principais grupos de pesquisa do país, disseminando a importância da ciência e da tecnologia na geração de conhecimento e riqueza em prol de nosso país.

Além disso, pretende-se chamar a atenção dos alunos para o empreendedorismo, reforçando as importantes contribuições que o profissional da área da Física pode oferecer quando se envolve com pesquisas associadas ao setor industrial, sejam elas oriundas de dentro ou fora do ambiente acadêmico. Além das aulas teóricas, práticas, com trabalhos nos laboratórios de ensino, e palestras, todas ministradas por docentes do IFSC-USP, a escola contará com visitas monitoradas às oficinas e laboratórios de pesquisa, igualmente supervisionados por pesquisadores do Instituto.

A grande novidade desta edição é que os participantes terão a chance de assistir uma palestra do Dr. Gerardo Adesso*, da School of Mathematical Sciences – The University of Nottingham, Reino Unido, que estará na cidade de São Carlos na semana da realização da escola. Esse evento deve demonstrar o caráter de Internacionalização do Instituto e a forma como isso é feito ativamente através de colaborações científicas com algumas das maiores universidades do exterior.

De acordo com o Prof. Fernando Paiva, um dos organizadores do evento, esta edição da EFC mostrará as diferentes áreas e perspectivas que vão além da vida acadêmica de um profissional da área física: Além dos trabalhos obrigatórios que os alunos realizarão nos laboratórios e em sala de aula, os jovens serão ainda apresentados a produtos e equipamentos que, de certa forma, foram criados ou desenvolvidos no Instituto. Paiva sublinha que apenas realizar palestras abordando a atuação do físico na área industrial pode não ser um modo tão efetivo, quanto mostrar para paiva350os alunos, por exemplo, produtos comerciais produzidos por profissionais do próprio Instituto de Física de São Carlos.

Tal como citado acima, a EFC continua procurando atrair bons alunos para o IFSC-USP, mas, de acordo com Paiva, este foco vai além da pretensão de conquistar novos talentos: A ideia é que possamos convencer os estudantes do ensino médio de que fazer parte do nosso Instituto é bastante interessante, porém, de uma forma indireta, mostrando para eles as grandes vantagens do IFSC, ao invés de apenas dizer como somos e o que fazemos, diz o docente.

Ainda de acordo com Paiva, este processo decorrente da EFC para conquistar jovens talentos não é tarefa fácil, uma vez que o objetivo de atrair os melhores alunos acarreta um processo logístico complicado, já que eles vêm de todos os estados do país: Temos ótimos alunos de diferentes lugares do Brasil. Sabemos que alguns candidatos, por exemplo, os do Rio de Janeiro, dificilmente cursarão o ensino superior aqui, já que tradicionalmente eles acabam ficando por lá. Os alunos de Minas Gerais, que têm um bom instituto de física na região, também acabam ficando nesse estado. Isso sem contar que parte dos alunos que normalmente são selecionados para participar da escola acaba sendo aceita em universidades norte-americanas devido ao seu excelente desempenho acadêmico. Assim, se conseguirmos drenar no mínimo uns dois ou três alunos dentre os trinta que serão selecionados, já será um bom ganho, afirma Paiva.

Um dos bons resultados obtidos através desta iniciativa verificou-se através da história de dois estudantes que participaram na edição de 2013 da EFC e que hoje são alunos de pré-iniciação científica do IFSC-USP: Eles não eram alunos do terceiro ano, ainda não estavam na fase de prestar vestibular, mas acabaram se engajando em dois grupos aqui do Instituto e hoje estão como alunos de pré-iniciação. No próximo ano serão nossos alunos de graduação., pontua Fernando Paiva.

Outro foco da escola é mostrar o Instituto a uma população que provavelmente irá para a área de exatas e que, em algum momento na carreira acadêmica, mesmo que não se forme no Instituto, possa se lembrar da instituição e, quem sabe, até se tornar um parceiro dela: Nós queremos que esses jovens possam ficar associados ao IFSC, seja como colaboradores, alunos de pós-graduação ou até mesmo como eventuais docentes, no futuro, conta Fernando Paiva. Ainda na opinião do docente, criar uma boa imagem é mais importante do que essa preocupação primária de querer atrair os jovens: Se você cria uma boa impressão, os potenciais candidatos vão se motivar ainda mais para fazer parte do nosso Instituto, então já é uma boa forma de atração. Além disso, a EFC deverá servir como mais um pilar para esses jovens que já estão encarando a perspectiva de entrar num curso superior, apresentando todo o ambiente de ensino e pesquisa do IFSC-USP e tentando, de certa forma, “plantar uma semente” para que esses talentos se encantem e até considerem ingressar no Instituto, salienta Paiva.

IFSC-USP-2014-500

Como citamos logo no início desta matéria, as inscrições para a Escola de Física Contemporânea – 2014 já estão abertas desde o dia 16 de abril e se encerram no dia 8 de junho. A pré-inscrição é isenta de qualquer valor, mas os selecionados deverão pagar a taxa de R$ 350,00 para a realização da matrícula (preço que cobrirá todas as despesas dos alunos com sua permanência em São Carlos, exceto o transporte para a cidade). Durante toda a semana de curso, os trinta participantes serão acompanhados permanentemente por monitores do IFSC, que assegurarão a pontualidade nos programas e ações da escola, o cumprimento das horas de descanso, o transporte entre o Instituto e os hotéis onde os jovens ficarão hospedados e, claro, questões relacionadas com bem-estar e segurança coletiva.

Para realizar a inscrição ou obter mais informações sobre a Escola de Física Contemporânea de 2014, clique AQUI

*Gerardo Adesso obteve seu PhD em 2007 pela University of Salerno, Itália, e em 2009 se tornou integrante da University of Notthingam. Sua especialidade é voltada a correlações quânticas em sistemas compostos, sejam eles na forma de emaranhamento ou demais modelos gerais, bem como ao desenvolvimento da teoria da informação quântica com estados gaussianos de sistemas de variáveis continuas.

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..