3 de março de 2015

Inauguração de torre ocorreu em fevereiro

O Projeto ATTO (Amazon Tall Tower Observatory) inaugurou no mês passado a maior torre de observação das mudanças climáticas instalada em áreas tropicais.

IF-USP-logoA torre ATTO está localizada em São Sebastião do Uatumã (Amazonas), numa área a 156 km ao norte de Manaus. Trata-se, de uma torre de 325 metros e terá instrumentos instalados em diferentes estágios de altitudes capazes de medir a concentração de gases de efeito estufa, além do fluxo dos vapor de água, balanço de radiação, e propriedades físico-químicas de partículas de aerossóis e nuvens.

O projeto tem a coordenação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), e do Instituto Max Planck de Química (MPIC). É financiado em parte pela FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), FAPEAM, Governo do Estado do Amazonas e outras agencias de fomento. O projeto é parte do Programa LBA (Experimento de Larga Escala da Biosfera e Atmosfera da Amazônia).

O docente do Instituto de Física (IF/USP) Paulo Eduardo Artaxo Netto é um dos coordenadores deste projeto e ele destaca que “este é um laboratório único em áreas tropicais do planeta, e visa entender o papel das mudanças climáticas globais na Amazônia, bem como entender o papel de processos que regulam o funcionamento do ecossistema amazônico no ambiente local, regional e global”.

Com informações da assessoria de comunicação do IF/USP