26 de junho de 2019

Impecável!! III Escola de Pesquisadores da USP – um sucesso

Os dias 12 e 13 de junho último ficaram marcados pela realização da 3ª Escola de Pesquisadores da USP, um grande evento que ocorreu no Auditório “Jorge Caron”, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP), tendo reunido cerca de duzentos e cinquenta participantes, entre alunos de Graduação, Pós-Graduação, Pós-Docs, técnicos de nível superior, professores e pesquisadores.

Tendo-se iniciado pela realização de mini-cursos, seguindo-se um lote de temáticas importantes para a vida profissional dos pesquisadores, o evento teve como objetivo desenvolver, aprimorar e consolidar as habilidades necessárias à vida científica de todos quantos se dedicam – ou venham a dedicar-se – em pesquisa básica e/ou aplicada, em temas ousados e de alto impacto, sendo que esta Escola foi formatada para contemplar todas as áreas do conhecimento, incluindo ciências exatas, engenharias, biológicas, biomédicas e humanas / sociais.

Coordenada pelo Prof. Dr. Valtencir Zucolotto, docente e pesquisador do IFSC/USP e presidente do Portal da Escrita Científica do Campus USP de São Carlos, em estreita colaboração com os profissionais das Bibliotecas da Prefeitura do Campus USP de São Carlos, Instituto de Física de São Carlos, Escola de Engenharia de São Carlos, Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Instituto de Química e Instituto de Arquitetura, a 3ª Escola de Pesquisadores da USP herda o trabalho desenvolvido em anos anteriores, quando o evento ainda apresentava a designação de Semana da Escrita Científica, focado na escrita científica e nas publicações. Contudo, com o decorrer dos anos e ao conhecer inúmeros programas de pós-graduação, o prof. Valtencir Zucolotto percebeu que existem muitos lugares onde não se faz a pesquisa com a excelência esperada. “Por exemplo, se olhar a própria USP,  você vê que temos pesquisa de excelência em vários lugares, mas não em todos os lugares, ou seja, você tem ilhas de excelência, de igual forma como acontece no exterior, já que isso não é apenas uma característica do Brasil”, sublinha Zucolotto, acrescentando que tem lugares onde as agências estaduais de apoio à pesquisa funcionam melhor, mas, de modo geral, a infraestrutura para pesquisa é boa, os recursos humanos existem e o custeio está presente. “De fato, o que está faltando é o entendimento dos alunos no sentido de saberem o que é fazer pesquisa, ou, pelo menos, entenderem que eles têm que se sentir incomodados, têm que ser motivados: necessariamente, eles têm que ter a preocupação em fazer a melhor pesquisa que puderem, ou seja, em vez de se abrigarem numa zona de conforto para entrar num sistema de pós-graduação só para obter o título, que é ainda a mentalidade de muitos dos nossos pós-graduandos e pós-doutores”, enfatiza Zucolotto.

Foi a partir dessa linha de raciocínio que o pesquisador pensou em alterar potencialmente os rumos da Semana da Escrita Científica, transformando o evento em algo mais substancial, que pudesse contribuir para convencer os pesquisadores – principalmente os mais jovens -, da necessidade de fazerem pesquisas de alto nível, obtendo êxito para comprovar sua tese, suas afirmações, seus experimentos. “Tendo uma pesquisa bem feita na fronteira do conhecimento, que é aquela que quando dá certo vai trazer um avanço muito grande para área, é muito mais fácil você ter um bom artigo correspondente a isso. Então, essa foi a motivação para fortalecermos este evento, esta Escola de Pesquisadores nestes três últimos anos, com um projeto que dissemina a metodologia, a pesquisa, a escrita científica e a editoração”, pontua Zucolotto, manifestamente feliz por ter contado com a presença do Pró-Reitor de Pós-Graduação da USP, na abertura do evento, com a promessa de um apoio mais substancial para futuras edições da Escola

No balanço geral deste evento, Valtencir Zucolotto sentiu que os participantes foram tocados, muitos deles mostrando-se surpresos com o nível de informação que encontraram na Escola. “Senti que eles se mostraram bastante surpresos em ver tantos palestrantes de renome,  falando que esse é um dos únicos caminhos para ter excelência na pesquisa”.

No balanço final da 3ª Escola de Pesquisadores da USP, seu organizador elenca como pontos altos do evento a congregação de excelentes palestrantes, tanto nos cursos quanto nas palestras, as presenças, na abertura do evento, do Pró-Reitor de Pós-Graduação da USP e do Diretor da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP), Prof. Edson Cezar Wendland, e a organização do evento que, segundo Zucolotto, foi impecável. Para as próximas edições, Valtencir Zucolotto espera conseguir mais apoios, por forma a poder trazer alunos que residem mais longe, comparticipando assim nas despesas com viagens e acomodação.

Clique AQUI para acessar o álbum de imagens relativas à Escola.

(Fotos: Ricardo Rehder e Gabriela Bidin)

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP