18 de junho de 2013

III Encontro sobre Energia Nuclear e Proteção Ambiental (Parte I)

O dia 17 de junho fica marcado por um importante evento que decorre, à partir das 14 horas, no Anfiteatro Jorge Caron – Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Trata-se do III Encontro sobre Energia Nuclear e Proteção Ambiental (Parte I), subordinado ao tema “Fusão Nuclear: A Solução Final”.

Assim, pelas 14 horas, a palestra de abertura deste evento estará a cargo do docente donuc IFSC, Prof. Dr. José Eduardo Martinho Hornos, que dissertará sobre o tema “O Retorno de Prometeus”.

Mais tarde, pelas 15 horas, o Prof. Dr. Gerard Kulcinski, da University of Wisconsin – Madisson (USA), falará sobre o “Status Atual da Fusão Nuclear Induzida a Laser”.

Pelas 16 horas, o Prof. Dr. Nilson Vieira Júnior, do IPEN, abordará o tema “Lasers de Potência”, seguindo-se pelas 17h30, a intervenção do Prof. Dr. Ricardo Galvão, do IF-USP, na palestra intitulada “Fusão por Confinamento Magético: Um Exemplo de Fracasso”.

A finalizar o evento, destaque a para a intervenção do Prof. Dr. João Manoel Losada Moreira, da UFABC, com sua palestra intitulada “Status Atual dos Reatores de Fissão”.