19 de dezembro de 2016

Bolsas de Intercâmbio

A Universidade de São Paulo e a Humboldt-Universtät zu Berlin (HU) abriram edital para projetos de pesquisa conjuntos, a fim de promover e reforçar a cooperação acadêmica e científica entre ambas as instituições, em áreas de mútuo interesse.

O objetivo deste edital é fornecer apoio para a execução de projetos conjuntos em todas as áreas de pesquisa, envolvendo, pelo menos, uma equipe de pesquisadores da USP e uma equipe de pesquisadores da HU, sendo que a pesquisas interdisciplinares serão estimuladas.

O prazo para inscrições encerra-se no dia 31 de março de 2017.

Clique AQUI para acessar o edital edital.

Programa de Bolsa para Treinamento Teórico e Prático em Idiomas

Estarão abertas até o dia 19 de fevereiro de 2017 as inscrições para candidaturas ao edital 603/2016 – Programa de Bolsa para treinamento teórico e prático em Idiomas, para oferecimento de até 10 (dez) vagas dirigidas aos alunos de pós-graduação como parte de sua formação e experiência pedagógica no ensino do Inglês, junto ao Programa Language Education at USP no 1º semestre de 2017.

O candidato deverá estar regularmente matriculado em curso de Pós-graduação (mestrado ou doutorado) em um dos seguintes programas:

1) Programa Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas;

2) Programa de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas;

3) Programas da Faculdade de Educação.

O programa Language Education consiste no oferecimento de curso presencial gratuito de inglês e atividades extraclasses com foco na preparação para a realização de exames de proficiência em inglês, para os alunos de graduação da USP. O curso é dividido em dois módulos I – Writing & Reading e II – Listening & Speaking, e o bolsista poderá optar por participar em um ou nos dois módulos.

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via Internet pelo SISTEMA MUNDUS.

O candidato deve verificar os critérios, requisitos, condições e demais prazos no sistema Mundus. (Não é necessário fazer o login no sistema para consultar e se inscrever nos editais).

Para consultar este edital, clique AQUI.

As dúvidas serão esclarecidas exclusivamente pelo e-mail aucani.idiomas@usp.br

Editais conjuntos entre a USP e a Université Sorbonne Paris Cité

A Universidade de São Paulo e a Université Sorbonne Paris Cité (França) lançaram recentemente editais conjuntos para projetos em 2017.

1) Projetos Conjuntos de Pesquisa;

2) Projetos Conjuntos para Inovação no Ensino Superior;AUCANI_LOGO200

As inscrições para ambos os editais encerram-se no dia 1º de março de 2017, sendo que os líderes de equipe da USP devem enviar suas propostas para o e-mail: aucani@usp.br

Para perguntas e demais detalhes relacionados ao edital, favor contatar: Prof. Dr. Philip Miller, representante da USPC na USP, philip.miller@univ-paris-diderot.fr , ou Prof. Dr. Antonio Claudio Tedesco, representante da USP na USPC, atedesco@usp.br

Parcerias Estratégicas – Mobilidade Internacional para Alunos de Graduação

Foi lançado recentemente o edital Parcerias Estratégicas – Mobilidade Internacional para Alunos de Graduação (Edital 604/2016), que oferece 46 (quarenta e seis) vagas com bolsas dedicadas a estudantes que possuam excelente desempenho acadêmico para realização de intercâmbio durante o 2º semestre de 2017. As Instituições de Ensino Superior (IES) estrangeiras disponíveis são parceiras da USP e ocupam posição de destaque nos rankings internacionais.

As inscrições deverão ser realizadas até às 12h do dia 8 de fevereiro de 2017, exclusivamente pelo SISTEMA MUNDUS.

As dúvidas serão esclarecidas exclusivamente pelo FALE CONOSCO DO SISTEMA MUNDUS (assunto: Editais – Intercâmbio)

15 de dezembro de 2016

II Workshop on Porous Media

Ocorreu no dia 15 de dezembro, no IFSC/USP, ao longo de todo o dia, o II Workshop on Porous Media, um evento científico organizado pelo Grupo de Ressonância Magnética, Espectroscopia e Magnetismo, com coordenação do Prof. Dr. Tito José Bonagamba.

Neste evento participaram como palestrantes os seguintes pesquisadores e workshop300alunos de pós-graduação do citado grupo: Elton Montrazi, Everton L. de Oliveira, Marta Jácomo, Ricardo Trindade, Fernando Paiva, Roberson S. Polli, Mariane B. Andreeta e Antonio Adilton Carneiro.

Como participantes convidados estiveram presentes os Profs. Carlos A. Fortulan (EESC/USP), Edvaldo Sabadini (IQ/Unicamp), Liliane Janikian (UNIFESP/Santos), Carlos Speglich (CENPES), Manazael Jora (IQ/Unicamp), e Francisco Rodrigues (ICMC/USP).

Este evento teve o objetivo de reunir os representantes de diversos institutos que trabalham com meios porosos, como, por exemplo, rochas de reservatório e rochas sintéticas, por forma a, por um lado, se explorar mais as técnicas de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) e, por outro, saber como adquirir maior controle nas áreas de porosidade, permeabilidade e outras características físicas. O principal intuito foi a abertura de novas perspectivas de trabalho na área relacionada com pesquisas petrolíferas.