9 de outubro de 2023

II Workshop de Cristalografia de São Carlos (LaMuCrEs) – Um sucesso

Os dias 05 e 06 de outubro ficaram marcados, no Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), pela realização do “II Workshop de Cristalografia de São Carlos”, um evento apoiado pela FAPESP e promovido pelo Laboratório Multiusuário de Cristalografia Estrutural (LaMuCrEs), uma instalação de ponta sediada no nosso Instituto e dedicada à descoberta científica e inovação tecnológica, sendo um símbolo para o entendimento do mundo dos cristais e do seu profundo impacto em diversos campos, que vão da ciência dos materiais à medicina e que se iniciou a partir do trabalho pioneiro da Profa. Yvonne P. Mascarenhas, que começou seus primeiros trabalhos no estudo de materiais ainda na década de 60 do século passado.

Sob a direção do pesquisador Prof. Javier Ellena (IFSC/USP), este evento do LaMuCrEs teve o foco de intensificar o conhecimento sobre a utilização das técnicas de difração de raios-x por pó e por monocristal na elucidação estrutural de diferentes tipos de materiais, com o objetivo de aprofundar os conceitos da cristalografia para pesquisadores e alunos de pós-graduação.

Com a participação de um conjunto lato de pesquisadores que dissertaram sobre os fundamentos da cristalografia e desenvolveram atividades práticas de coleta, processamento, determinação e refinamento de estruturas cristalinas, este workshop foi também uma forma de apresentar aos potenciais usuários de nossa região a infraestrutura do LaMuCrEs, bem como as técnicas disponíveis para a comunidade. Em simultâneo, o evento procurou promover o treino de novos usuários nas técnicas experimentais abordadas, bem como capacitá-los nas novas tecnologias, com o intuito de permitir que eles possam desenvolver as habilidades e pensamento crítico nas abordagens das técnicas.

Profs. Javier Ellena e Yvonne Primerano Mascarenhas

Grande participação de pesquisadores e alunos de pós-graduação

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP