Notícias

19 de outubro de 2012

Semana Integrada do Instituto de Física de São Carlos

Após a realização da primeira edição, em 2011, a SIFSC– Semana Integrada do Instituto de Física de São Carlos tornou-se um dos principais eventos do Instituto, onde docentes, pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação e entidades convidadas comungam do mesmo espírito.

SIFSC200

Está aí a segunda edição da Semana Integrada do Instituto de Física de São Carlos (SIFSC), um evento que decorre entre os dias 16 e 19 de Outubro, idealizado e organizado pelos estudantes do Instituto, com o apoio da Diretoria da instituição, caracterizado por sua natureza inter e multidisciplinar e que reunirá cerca de seiscentos alunos de graduação e de pós-graduação, com uma programação rica em palestras científicas, debates, cursos e manifestações culturais.

Para além das suas componentes científica, pedagógica e cultural, o objetivo do evento é, também, promover nos estudantes o hábito de trabalhar em equipe e de incentivá-los a coordenar e gerenciar um evento com grande número de participantes: não é de estranhar que o SIFSC seja visto e entendido como uma ferramenta na formação profissional dos estudantes, nomeadamente para aqueles que formam a Comissão Organizadora do evento, com tarefas de grande responsabilidade, como, por exemplo, captação de recursos, divulgação, convite de personalidades para apresentação de palestras, elaboração da programação, gestão do evento, etc.

Embora seja um trabalho que entusiasma todos quantos estão envolvidos nesta II SIFSC, até pela experiência que alguns adquiriram na primeira edição, o certo é que as dificuldades também são muitas, aumentando, assim, o nível de responsabilidade, conforme explicam Raul Prado, aluno de Mestrado em Física de Partículas, e Hilde Buzza, Doutoranda em Terapia Fotodinâmica, ambos pertencentes à Comissão Organizadora do evento.

Com certeza que esta segunda edição da SIFSC será muito melhor que a anterior, até porque tivemos cuidado em não só manter o mesmo nível de qualidade em determinados vetores da programação de 2011, como melhorar substancialmente algumas particularidades que não estiveram muito bem na anterior edição. SIFSC350Assim, creio que conseguimos atingir neste ano um elevado grau de excelência no conteúdo deste evento, em relação à edição passada, continuando a manter o foco, que é unificar e mostrar, dentro e fora da comunidade do IFSC, e dentro e fora do Campus da USP-São Carlos, tudo o que o Instituto oferece em termos de pesquisa, refere Raul Prado, que fez parte da Comissão Organizadora da primeira edição da SIFSC.

Para Hilde Buzza (…) é um verdadeiro prazer organizar eventos como este, já que eu sou muito ativa e comunicativa; não paro quieta (…). Ao contrário de Raul, que é mais reservado, Hilde esbanja sorrisos e inquietação, não se detendo perante críticas, muitas vezes extemporâneas: para esta aluna, quanto mais críticas existirem, mais ela cerra os dentes na procura de soluções qualitativas: Organizar a SIFSC é um aprendizado e tanto. Mesmo quando estamos no início de tudo, quando conseguimos que as coisas fiquem perfeitamente alinhadas para, a partir daí, passarmos para a fase seguinte, alguém vem e critica. Contudo, isso não desmoraliza a equipe, muito pelo contrário. Faz-nos repensar e revisar tudo; muitas vezes as críticas são gratuitas, pois quando chegamos no “Dia-D” todas as palavras são de elogio perante o mesmo projeto inicial que tinha sido tão criticado. Mas faz parte deste nosso imenso aprendizado, comenta a aluna.

A SIFSC obriga a que não haja aulas no Instituto no período em que decorre o evento, sendo que a colaboração e participação dos docentes são fundamentais para o sucesso do mesmo: Compreendemos perfeitamente as preocupações que surgiram na anterior edição, relativas ao fato de as aulas ficarem interrompidas por quatro dias. No entanto, nesta segunda edição tudo convergiu na mesma direção, ou seja, que o sucesso da SIFSC se deve também e principalmente à participação dos docentes do Instituto neste projeto, com o seu entusias,o e envolvimento através da participação de seus alunos com apresentações de trabalhos, e na participação ativa dos próprios docentes, responsáveis na apresentação de palestras, cursos e workshops. Estou muito feliz, completa Hilde Buzza.

Para o Prof. Dr. Otávio Thiemann, Presidente da Comissão de SIFSCTHIEMANN350Pós-Graduação, a SIFSC tornou-se, de repente (só com duas edições), um dos principais eventos do Instituto, devido à sua multidisciplinaridade, às diversas vertentes da pesquisa que se faz no IFSC e que neste evento é mostrada a toda a comunidade: É muito interessante e benéfica a realização deste evento, porque existe a oportunidade de juntar, num único lugar todos os alunos de graduação e de pós-graduação de todas as áreas de pesquisa do Instituto de Física: a fazer isso, o evento também chama outros alunos e docentes de outras unidades do Campus da USP-São Carlos – e inclusive fora do campus -, pois a Física se interliga com a maior parte delas. Por outro lado, o SIFSC tem a particularidade de ser organizado pelos próprios estudantes, com o apoio da Diretoria do Instituto, sendo também muito importante para os docentes e pesquisadores do IFSC, já que os trabalhos que os alunos vão apresentar são os seus próprios trabalhos, muitos deles em co-autoria com pesquisadores de outras instituições. A SIFSC é, de fato, uma vitrina do próprio IFSC, refere o pesquisador.

De igual forma, o Presidente da Comissão de Graduação, Prof. Dr. Valmor Mastelaro, enaltece o evento, já que para este docente a SIFSC é uma oportunidade soberana para que os alunos de graduação possam mostrar os seus SIFSCVALMOR350trabalhos de Iniciação Científica aos docentes do IFSC, aos pesquisadores convidados, a todos os docentes do Campus da USP-São Carlos e à comunidade são-carlense, além de terem a oportunidade de trocar opiniões e experiências com os alunos de pós-graduação: A SIFSC é um exemplo claro de que é possível congregar alunos de graduação e de pós-graduação em um único evento com caráter inovador, que apresenta uma perspectiva geral dos diferentes campos da pesquisa que se faz no Instituto. A interação entre alunos de graduação e de pós-graduação com pesquisadores irá facilitar a tomada de conhecimento das múltiplas possibilidades de realização de trabalhos de pesquisa no Instituto após o término de seus cursos. O IFSC está criando uma cultura com este evento denominado SIFSC e a Diretoria da instituição é responsável por este sucesso, sendo que os docentes se mostram muito entusiasmados com a realização desta verdadeira “vitrina” do IFSC, enfatiza Mastelaro.

Na opinião do Diretor do IFSC, Prof. Dr. Antonio Carlos Hernandes, o SIFSC, embora ainda na sua segunda edição, já se transformou em um dos principais eventos do Instituto: A SIFSC entusiasmaHERNANDES250 e mobiliza os estudantes, promove uma maior integração entre nossa comunidade, que tem crescido e se internacionalizado a cada ano. Nesta segunda edição, gostaria de destacar a palestra de divulgação à comunidade são-carlense Surpresas do Mundo Quântico, inserida no programa Ciência às 19 Horas, as apresentações de teatro e o workshop com empresas de base tecnológica, além das inúmeras palestras que serão apresentadas pelos docentes do IFSC e de outras unidades da USP-São Carlos, refere Hernandes.

Por outro lado, a SIFSC reserva momentos singulares. Por exemplo, os participantes de graduação e pós-graduação, com apresentação de trabalhos decorrentes de suas pesquisas, concorrerão ao Prêmio “Yvonne Primerano Mascarenhas“, criado por iniciativa da diretoria do IFSC em 2011 para valorizar trabalhos de alto nível. Esses prêmios consistem num estágio em laboratório, no exterior, por até três meses, incluindo despesas de transporte e uma bolsa de 1.200 euros ou 1.500 dólares americanos, por mês. Nesta segunda edição da SIFSC serão entregues quatro prêmios: dois para os alunos de Iniciação Científica e outros dois para os pós-graduandos (1 mestrado e 1 doutorado).

Por último, o Diretor do IFSC fez questão de enfatizar o trabalho da Comissão Organizadora do evento: Foi uma equipe extremamente profissional com que tive a honra de compartilhar momentos agradáveis, e a eles estou grato. Também gostaria de dar uma palavra de agradecimento aos docentes e servidores não docentes do IFSC pelo apoio ao evento, às Comissões de Graduação, de Pós-Graduação, de Pesquisa e de Cultura e Extensão do IFSC, e às Pró-Reitorias de Graduação, de Pós-Graduação e de Pesquisa, Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo, pelo apoio na divulgação, no processo de avaliação dos trabalhos de pesquisa e por aportar parte dos recursos financeiros necessários para a execução deste grande evento.

Para acessar a programação do evento, siga o link abaixo:

SIFSC-2012

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..