29 de outubro de 2013

II Fase da Olimpíada Brasileira de Física nas Escolas Públicas

No decurso deste mês de outubro foi realizada, no IFSC, a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Física nas Escolas Públicas – OBFEP, uma iniciativa que, no Estado de São Paulo, é coordenada pelo Prof. Dr. Euclydes Marega e pela Dra. Wilma Barrionuevo, ambos do IFSC-USP.

O evento recebeu várias escolas de São Carlos e região. Todos os alunos receberam um kit de física, que usaram para efetuar os cálculos das provas. Ao final da prova os alunos puderam levar os kits para suas casas. As provas tiveram duração de cinco horas e vários alunos ficaram até o final, mostrando seu esforço para conseguirem um bom desempenho.

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas visa a valorização da escola pública, a melhoria do ensino e estudo das ciências, propiciando ao estudante uma forma de avaliar sua aptidão e seu interesse pela Ciência, em geral, e pela Física em particular.

A OBFEP insere-se em um conjunto de ações que buscam o sucesso e a permanência do estudante na escola e o desenvolvimento de práticas educativas que envolvam o maior número possível de estudantes.

A Olimpíada é coordenada a nível nacional pelo Prof. José David Mangueira Vianna, do Instituto de Física – UnB/UFBA. As provas foram realizadas em todo Brasil no mesmo dia e horário. Paralelamente à OBFEP, está acontecendo a Olimpíada Brasileira de Física – OBF, coordenada nacionalmente pelo Prof. Euclydes Marega. Da OBF participam alunos de escolas públicas e privadas.