8 de abril de 2011

II Encontro sobre Energia Nuclear e Proteção Ambiental

Será organizado o segundo “Encontro sobre Energia Nuclear e Proteção Ambiental”, durante o período de 01/06/2011 a 03/06/2011 em São Carlos no Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo. O evento se dará no escopo do Acordo IFUSP/USP – Eletronuclear especificamente previsto em convênio destinado ao estudo do armazenamento de combustível nuclear usado.

O objetivo precípuo do encontro esta relacionado com a formação de recursos humanos preparados para os desafios que se apresentam, de um lado com o inevitável desenvolvimento da indústria nuclear e de outro com a proteção ambiental que viabilize esse processo.

Em São Carlos temos um amplo sistema universitário composto pelo Campus de São Carlos da Universidade de São Paulo, a Universidade Federal de São Carlos e outras instituições privadas de ensino universitário. Existem também duas unidades da Embrapa e parques tecnológicos aglutinando empresas de tecnologia de vanguarda.

A iniciativa tem como alvo a comunidade universitária e empresarial (mas pretende também contribuir para a população em geral), fornecendo uma visão cientificamente correta das vantagens do uso de processos nucleares para a geração de energia elétrica.

O tema do primeiro encontro foi centrado em repositórios geológicos definitivos enquanto que o presente pretende focalizar o armazenamento de médio prazo, reaproveitamento do combustível e segurança ambiental de instalações nucleares em geral.

A participação da comunidade tecno-cientifica é fundamental, não somente na forma de apresentações, palestras e debates, mas também propondo temas correlatos e áreas de interesse. Esse convite se estende ao setor industrial principalmente no tocante as possibilidades profissionais para os estudantes das engenharias, física, química e matemática.

Esperamos contar com a participação de todos no Encontro bem como na sugestão de temas.

Data: 01 a 03 de junho

11 de fevereiro de 2011

II Encontro sobre Energia Nuclear e Proteção Ambiental

Será organizado o segundo “Encontro sobre Energia Nuclear e Proteção Ambiental”, durante o período de 23/03/2011 a 25/03/2011 em São Carlos no Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo. O evento se dará no escopo do Acordo IFUSP/USP – Eletronuclear especificamente previsto em convênio destinado ao estudo do armazenamento de combustível nuclear usado.

Data: 23 a 25 de março